A Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa concessionária da exploração, gestão e manutenção do Corredor do Lobito encomendou 275 novos vagões porta-contentores à empresa sul-africana Galison Manufacturing.
Os vagões contentores serão entregues em três fases, devendo os primeiros chegarem ao Lobito a partir do quarto trimestre deste ano. Estes terão a capacidade de transportar contentores de 10, 20 e 40 pés de comprimento, dando flexibilidade à carga transportada.
Esta encomenda é um passo importante na renovação da linha férrea e na sua capacidade operacional para transportar cobalto e cobre da República Democrática do Congo e da Zâmbia e mercadorias do Lobito para a RDC. A encomenda de novos vagões faz parte do investimento anunciado aquando da assinatura da concessão por 30 anos, em Novembro de 2022.
Os vagões estão a ser fabricados em aço de alta resistência para aumentar a durabilidade e reduzir o peso de cada um, o que, por sua vez, permitirá o transporte de cargas mais elevadas. O processo de fabrico envolve a utilização extensiva de métodos modernos, incluindo serras de viga computorizadas e células de soldadura robotizadas.
Para Francisco Franca, Diretor Executivo da LAR “Os novos vagões são compatíveis com o material circulante existente na região da SADC. Foram fabricados tendo em conta as condições locais do caminho-de-ferro e para assegurar o transporte sem problemas de minerais críticos e outros materiais, tanto para o tráfego nacional como internacional. Uma equipa da LAR visitou recentemente as instalações da Galison Manufacturing para acompanhar o início da produção dos protótipos dos vagões que começarão a ser entregues ainda este ano.”
Recorde-se que foi atribuída uma concessão de 30 anos ao consórcio Lobito Atlântic Railway, constituído pela Trafigura, líder de mercado na indústria global de matérias-primas, pela Mota-Engil, uma empresa internacional de construção e gestão de infra-estruturas, e pela Vecturis SA, um operador ferroviário independente.
Desde Janeiro de 2024, a Lobito Atlântic Railway explora, gere e mantém a linha férrea que se estende por Angola ao longo de quase 1 300 km, entre o Porto do Lobito e Luau, no leste de Angola, e liga à rede ferroviária gerida pela Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro do Congo (SNCC), na República Democrática do Congo, até Kolwezi, no coração do Copperbelt.
A Lobito Atlântic Railway do Lobito também explora o terminal de minérios do Porto do Lobito, que faz a ligação com a linha férrea. O que facilita o serviço rápido e eficiente de descongestionamento do porto, localizado na costa atlântica.
O projeto de reconstrução do Corredor do Lobito representa um investimento de mais de 500 milhões de dólares durante o período de concessão. O investimento permitirá a renovação das secções da linha ferroviária e das infra-estruturas associadas, para além do investimento em vagões e locomotivas. Está actualmente a ser discutido um pacote de financiamento, que inclui um potencial investimento da Corporação Internacional de Financiamento do Desenvolvimento (DFC) dos EUA.
Após o investimento, o caminho de ferro proporcionará uma rota ocidental mais rápida para o mercado dos minerais e metais produzidos no Copperbelt congolês. A linha ferroviária melhorada ajudará também a trazer bens e recursos vitais para a região e apoiar o desenvolvimento de empresas e das actividades comerciais ao longo do percurso.