POC NOTÍCIAS | OPINIÃO | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Infelizmente, não consegui acompanhar a entrevista desde o início, mas, pelo que pude assistir, ficou claro que o objectivo principal da conversa foi o de o Presidente da República, João Lourenço, transmitir à sociedade que não deu luz verde para que Higino Carneiro avançasse com qualquer candidatura, fosse para eleições internas do partido ou para eleições presidenciais.
Por outro lado, acompanhei com atenção a parte em que o Presidente abordou este caso. Embora estivesse a referir-se claramente a Higino Carneiro, em nenhum momento João Lourenço mencionou o seu nome de forma directa. Mesmo quando teve oportunidade para o fazer, preferiu referir-se a ele apenas como “camarada”, evitando sempre citar o nome de forma explícita.
Ficou igualmente evidente que o Presidente não mantém boas relações com Higino Carneiro. Ao afirmar que, caso exista alguém a dar a entender que tem luz verde para se candidatar, ele próprio virá a público desmentir – como fez agora – fica claro o seu posicionamento em relação ao assunto.
Com base nisso, só posso concluir que o volume de informações que tem circulado nas redes sociais, nos últimos tempos, sobre uma eventual candidatura de Higino Carneiro, incomodou Sua Excelência. De forma estratégica, o Presidente decidiu conceder uma entrevista para abordar diversos temas nacionais, mas, no final, o foco principal foi, claramente, dar a sua posição sobre tudo quanto se tem dito em torno de Higino Carneiro.