A procura de viaturas ligeiras e pesadas em Angola tem-se mantido estável nos últimos anos, apesar da significativa redução do poder de compra das famílias e empresas no país. A garantia foi dada por Rodrigo Finkler, Director Geral Caetano da Robert Hudson em Angola, durante o lançamento de modelos Chery Tiggo Pro Max em Luanda.
De acordo com o responsável, particulares e empresas representam mais de 90% das vendas, o que revela uma tendência de resiliência do mercado automóvel, mesmo perante a desaceleração económica.
“Há um esforço notório, tanto de clientes individuais como do sector privado, para manter e renovar as suas frotas”, referiu.
Para responder a esta realidade, a empresa tem apostado na oferta de modelos com maior eficiência tecnológica e custos mais acessíveis, bem como em pacotes de garantia alargada, considerados diferenciadores num cenário de maior cautela financeira.
A empresa acredita que todas as províncias têm potencial para absorver o crescimento do sector, embora Luanda continue a liderar as vendas, pela maior concentração populacional e empresarial.
No sector dos pesados, o grupo afirma ter registado boa receptividade às marcas Renault Trucks e CAMC, e prepara-se para a entrada de uma nova marca vocacionada para distribuição, reforçando a aposta num segmento estratégico para a recuperação económica nacional.
Apesar de todas as viaturas comercializadas ainda serem importadas, Finkler admite que o futuro da industrialização automóvel angolana poderá incluir o Grupo Caetano Robert Hudson, caso o país avance com projectos de montagem com maior incorporação local.
“Investimos de forma contínua em capital humano e na expansão do sector. O cliente é o centro da nossa actuação”, concluiu.






