Numa declaração escrita submetida à 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), em Glasgow, o presidente chinês alerta maior responsabilidade dos países mais ricos no combate às mudanças climáticas e mais apoio aos países em desenvolvimento.
POC Notícias: geral@pocnoticias.ao
Fotos: D.R
O Presidente chinês, Xi Jinping, alertou hoje a responsabilidade dos países mais ricos no combate às mudanças climáticas, defendendo mais apoio aos países em desenvolvimento. O alerta, citada pela agência de notícias chinesa Xinhua, é feita numa declaração escrita submetida à 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), em Glasgow, da qual está ausente.
Na mesma declaração, Xi Jinpingo disse que a China pretende dar prioridade a uma “economia verde”, com grande investimento em energia solar e eólica, mas sem adiantar detalhes. “Vamos promover um sistema económico verde, de baixo carbono e circular a um ritmo mais rápido, avançar com o ajuste da estrutura industrial e controlar o desenvolvimento irracional de projectos de uso intensivo de energia e emissões elevadas”, afirmou.
Xi revelou pretender publicar planos de implementação específicos com calendários mais precisos para áreas-chave como a energia, indústria, construção e transporte, e para setores-chave como o carvão, eletricidade, ferro e aço e cimento, bem como medidas de apoio em termos de ciência e tecnologia, captura de carbono e incentivos fiscais e financeiros.
Recorde-se que mais de 120 líderes políticos e decisores públicos reúnem-se até 12 de Novembro, em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas (COP26) para actualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.