A TotalEnergies Angola revela os 100 projectos vencedores do desafio nacional “100 anos, 100 empreendedores”, lançado com o apoio institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, por ocasião das celebrações do Centenário da Companhia. No top 100 constam ideias provenientes das 18 províncias do país, e constam projectos de diferentes categorias como o agronegócio, a alimentação, a tecnologia, o ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento social, a saúde e bem-estar, a cultura e as artes, o turismo, a moda, a higiene e segurança, a logística e o marketing. Dos projectos selecionados, mais de 50% são liderados por mulheres.
Durante quatro meses, a TotalEnergies Angola levou a cabo uma grande campanha nacional, com um roadshow que envolveu visitas a todas as capitais de província, para uma interação mais próxima com os jovens de todo o país. Os resultados foram excelentes: mais de 3.000 ideias foram enviadas por via da plataforma oficial.
Por ocasião do evento oficial do anúncio dos 100 vencedores, ocorrido hoje em Luanda com a presença de sua Excelência o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo congratulou-se com a iniciativa e espera vê-la replicada por outros players do mercado. “É inspirador ver iniciativas que visam a diversificação da economia angolana e a criação de oportunidades, tanto de negócio como de emprego, para os jovens. Parabéns à TotalEnergies Angola pela iniciativa e aos 100 vencedores.”
“A solidariedade e o espírito pioneiro fazem parte dos valores da nossa Companhia. A TotalEnergies tem vindo a promover o empreendedorismo há vários anos, pelo que esta dinâmica positiva certamente inspirará outros jovens a envolverem-se e a contribuírem com a sua criatividade e ideias inovadoras”, sublinha Martin Deffontaines, Director Geral e Country Chair da TotalEnergies Angola.
O mesmo responsável acrescenta: “Sinto-me honrado e entusiasmado com a representatividade alcançada, sinónimo de diversidade e inclusão. Todas as províncias estão representadas, as áreas e natureza das ideias foram diversas e inspiradoras, reflectindo a criatividade e o empenho dos candidatos. A participação feminina foi significativa, demonstrando a importância e o impacto da igualdade de género em todas as esferas. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes pelo excelente trabalho. Obrigado ao júri, pelo empenho e dedicação. Deixo aqui também um agradecimento especial à primeira-dama da República de Angola, Sua Excelência Ana Dias Lourenço pelo suporte e ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás pelo apoio institucional que nos foi dado, desde o primeiro momento”.
Os 100 projectos vencedores vão ser acompanhados pela TotalEnergies Angola durante os próximos meses através de programas de incubação e aceleração, visibilidade no mercado, coaching e mentoria. O objectivo deste apoio continuado é o de contribuir para o desenvolvimento e a consolidação de cada um dos projectos, e aproximar os 100 vencedores do ecossistema de start-ups em Angola.
Lançado oficialmente a 28 de Março 2024, data do centenário da TotalEnergies, este desafio foi dirigido a todos os cidadãos angolanos e residentes em Angola maiores de 18 anos que apresentassem uma ideia de negócio estruturada. As candidaturas foram submetidas através de uma plataforma digital, até ao dia 31 de Julho de 2024.
A selecção final foi feita através de um júri independente, tendo como critérios: a clareza e estruturação da ideia de negócio; a viabilidade do modelo de negócio; o impacto potencial e escalabilidade; a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A TotalEnergies Angola aproveita a ocasião para agradecer ao Centro de Ciências de Luanda pelo seu apoio, ao ter recebido nas suas instalações a Cerimónia Oficial de Premiação dos 100 vencedores.