A Comissão Técnica para o Desenvolvimento do Sistema de Pagamentos de Angola (CTDSPA) realizou recentemente, a sua 4.ª Reunião Ordinária, centrada na avaliação do funcionamento e evolução do Sistema de Pagamentos de Angola (SPA).
Durante o encontro, foram discutidos diversos pontos cruciais para o sector, com destaque para a situação actual do SPA, o estado do Sistema de Transferências Instantâneas (STI) e o respectivo plano de desenvolvimento. Os membros da comissão apreciaram, igualmente, a implementação do Serviço de Iniciação de Transferências através do número de telemóvel, bem como o mecanismo de Confirmação de Beneficiário/Devedor aplicável a todos os sistemas de transferências.
Foram ainda analisados os avanços dos grupos de trabalho da CTDSPA nas áreas de Estratégia e Inovação e de Prevenção de Fraudes, assim como os preparativos em curso para a migração do sistema para a Norma ISO 20022, reconhecida internacionalmente.
Na sequência das discussões, a comissão deliberou a reactivação do Grupo Técnico de Débitos Directos, reiterando a importância do contínuo engajamento dos seus membros para o fortalecimento e modernização do sistema de pagamentos nacional.