A equipa principal de Basquetebol do Petro de Luanda disputa a fase preliminar da 34ª Edição da Taça Intercontinental da FIBA Mundo, enquadrada no Grupo A, com o Unicaja de Espanha e o Al Riyadi do Líbano, numa prova que terá como palco o pavilhão Sports Hub, em Singapura, entre os dias 12 e 15 de Setembro do ano em curso.
Os penta-campeões nacionais qualificaram-se para a mais importante competição mundial de clubes, por conta da conquista da última edição da Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Na série B, do também designado Campeonato do Mundo de Clubes, vão competir o Quimsa da Argentina, a NBA G League (representante da Liga de Desenvolvimento dos EUA) e o Tasmânia Jack Jumpers, da Austrália.
A fase preliminar da prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, com os vencedores de cada grupo a disputarem directamente a final, enquanto os segundos jogam entre si para definir o terceiro classificado e os últimos lutam pelo quinto posto.
Os penta-campeões nacionais têm assim o privilégio de competir na Taça Intercontinental, precisamente na edição em que a mesma assume, de facto, dimensão global, ao incluir (pela primeira vez) a Oceania.
Na véspera da final, várias figuras do Basquetebol serão distinguidas com a entrada para o “Hall of Fame” da Fiba 2024. O destaque vai para Reggie Miller dos EUA, Predrag Stojakovic da Sérvia, Danira Nakic-Bilic da Croácia, Romain Sato da República Centro Africana, entre outros.