Marrocos e o Banco Africano de Desenvolvimento assinaram acordos de mais de 600 milhões de euros para apoiar o surgimento de universidades digitais, impulsionar a competitividade regional e aumentar o valor das florestas. O primeiro contrato de empréstimo, no valor de 120 milhões de euros, financiará o Programa de Apoio à Transformação para uma Universidade Digital, Empreendedora e Inclusiva.
Este país africano e o Banco Africano de Desenvolvimento assinaram quatro acordos de financiamento no valor total de 604 milhões de euros para apoiar a digitalização das universidades, a competitividade regional e o desenvolvimento das florestas do Reino, segundo um documento consultado hoje, pelo POC NOTÍCIAS.
O mesmo refere que os fundos serão utilizados para a execução de programas de apoio à transição das universidades para uma dinâmica mais digital, empreendedora e inclusiva, para a melhoria da competitividade regional e para o reforço do desenvolvimento integrado e sustentável das zonas florestais, financiando igualmente a construção de uma autoestrada entre Guercif e Nador.
“A assinatura destes quatro acordos é importante. Ela testemunha a excelência da parceria entre o Reino de Marrocos e o Banco Africano de Desenvolvimento. Esta relação histórica continua actualmente”, declarou Fouzi Lekjaa, Ministro Delegado do Ministro da Economia e das Finanças, responsável pelo Orçamento.
O primeiro contrato de empréstimo, no valor de 120 milhões de euros, financiará o Programa de Apoio à Transformação para uma Universidade Digital, Empreendedora e Inclusiva. Apoiará os objectivos do Plano para Acelerar a Transformação do Ecossistema de Ensino Superior, Investigação Científica e Inovação (ESRI 2030), que tem em conta as necessidades dos sectores, introduz o empreendedorismo nos currículos e inclui territórios para incentivar a excelência e a inovação.
O segundo acordo, no valor de 200 milhões de euros, criará o Programa de Melhoria da Competitividade Territorial. Este programa ajudará a reforçar e a densificar as bases industriais locais, a atrair mais investidores e a criar mais empregos locais.
Com um financiamento de 200 milhões de euros, a terceira operação apoiará a construção da autoestrada Guercif-Nador, com 104 quilómetros de extensão. Esta estrada reforçará a conectividade e a atratividade da região oriental, ligando o futuro porto de Nador West Med e a zona industrial e logística de Betoya.
O quarto acordo, no valor total de 84 milhões de euros, será utilizado para lançar o Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Integrado e Sustentável das Zonas Florestais. Este projecto não só atuará no ciclo da água durante os períodos de seca aguda, como também reforçará as cadeias de valor, apoiará o empreendedorismo florestal e aquícola e preservará a biodiversidade, melhorando simultaneamente as capacidades de sequestro de carbono.
A cerimónia de assinatura reuniu o representante do Banco Africano de Desenvolvimento em Marrocos, Achraf Hassan Tarsim, com o Ministro das Infra-estruturas e da Água, Nizar Baraka; o Ministro do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação, Abdellatif Miraoui; o Ministro da Indústria e do Comércio, Ryad Mezzour; o Ministro do Investimento, da Convergência e da Avaliação das Políticas Públicas, Mohcine Jazouli; o Ministro Delegado junto do Ministro da Economia e das Finanças, responsável pelo Orçamento, Fouzi Lekjaa; e o Diretor-Geral da Agência Nacional da Água e das Florestas, Abderrahim Houmy.