Durante o ano de 2023, um total de 528 empresas foram licenciadas para exercer a actividade de transporte em Angola. Embora este número ainda represente uma contribuição significativa para o sector, houve uma redução de 7% em relação ao ano anterior, indicando uma diminuição no acesso à actividade de transporte, segundo dados disponíveis no Anuário Estatístico da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), consultado pelo POC Notícias.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao
Segundo o mesmo documento, este declínio é associado a uma série de factores económicos e regulatórios que afectaram a abertura de novas empresas no sector dos transportes.
Em contraste com a queda no licenciamento de empresas, o documento, revela que o número de títulos de concessão de carreira emitidos durante 2023 registou um aumento de 42%, com 37 títulos emitidos ao longo do ano. Em termos de licenciamento de veículos, o sector enfrentou uma redução de 13%, com 7.167 veículos licenciados para o exercício da actividade de transporte em 2023.
O documento destaca que esse decréscimo pode ser atribuído a dificuldades económicas enfrentadas pelos operadores, como a escassez de recursos e a alta de custos de manutenção e renovação da frota. A diminuição no número de veículos licenciados também pode reflectir a necessidade de ajustes nas políticas de transporte, visando uma maior eficiência e sustentabilidade do sector.
O ANTT aponta que em 2023, houve uma evolução positiva na emissão de alvarás, pelo que, foram emitidos 162 alvarás, o que representa um aumento de 27% em relação ao período anterior.
Outro destaque relevante do anuário é o número de certificados emitidos para o transporte de mercadorias perigosas, que alcançou a marca de 233 certificados, um impressionante aumento de 238% em comparação com o ano anterior. Por outro lado, o número de autorizações de importação caiu 7% em relação ao ano anterior, com 7.652 autorizações emitidas em 2023.