O navio de transporte de carga a granel MVLindsaylou, carregado com 40.500 toneladas de enxofre, atracou ontem no terminal mineraleiro do Porto do Lobito. A sua chegada marca o início das operações portuárias da LAR – Lobito Atlantic Railway, empresa concessionária do Corredor do Lobito.
O navio foi carregado no Qatar, de onde partiu há cerca de um mês com destino ao Lobito. As operações de descarga vão utilizar os meios necessários para que sejam acautelados todos os procedimentos ambientais e de segurança, designadamente o enchimento automático de sacos de grande dimensão (big bags) através de duas tremonhas automáticas concebidas e fabricadas em Angola.
A descarga e o armazenamento da carga vão ser integralmente realizadas com meios da LAR, com recurso a mão-de-obra local e a equipamentos nacionais. Esta carga, armazenada primeiro nos sacos de grandes dimensões (big bags) no terminal mineraleiro, será depois colocada nos comboios de carga internacionais com destino à República Democrática do Congo para apoio à actividade mineira na zona de Katanga.
Francisco Franca, Presidente do Conselho de Administração da LAR, mostra-se visivelmente satisfeito com a chegada do primeiro navio e com o início das operações portuárias porque “significam o envolvimento da concessionária do Corredor do Lobito em todo o trabalho que é necessário operacionalizar e desenvolver para que seja rentabilizado”. O mesmo responsável adianta que “a LAR reafirma desta forma o compromisso com o mais importante corredor logístico da região e com o aumento dos volumes das operações ferroviárias e portuárias, para atingir os objectivos estratégicos do Governo de Angola neste importante corredor de desenvolvimento económico regional”.
O início das operações portuárias da LAR surge depois de efectuadas as obras de reabilitação do terminal, realizadas depois do início das operações ferroviárias, a 25 de Janeiro deste ano. As operações ferroviárias já permitiram até ao momento a circulação de 1800 comboios – entre os de passageiros e os de carga (nacional e internacional) –, com uma frequência semanal de dois comboios internacionais de carga vindos da RDC para o Porto do Lobito e de cerca de 50 comboios de carga doméstica mensal. Estima-se que no futuro, após realizados os investimentos previstos, circulem seis comboios de carga internacional por dia.
Recorde-se que a LAR tem ao seu serviço cerca de 700 trabalhadores divididos entre a gestão da empresa e as operações ferroviárias e portuárias. Estes quadros são maioritariamente provenientes dos CFB – Caminhos de Ferro de Benguela e do Porto do Lobito, prevendo-se que cresçam significativamente em função do aumento da actividade da concessionária.
Nos próximos anos será feito pela LAR um investimento de cerca de 450 milhões de dólares, provenientes de um financiamento da Cooperação Financeira para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (DFC), que se encontra em fase final de validação, para o incremento da modernização e da eficácia do Corredor do Lobito. A Concessionária já deu início, entretanto, ao plano de investimentos com a compra de material circulante e com o arranque dos trabalhos de manutenção da linha existente, tendo mais de 300 trabalhadores no terreno focados nas operações de manutenção e melhoria da linha.