O Fundo Africano de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), aprovaram a uma subvenção de 11,53 milhões de dólares ao Chade para implementar o Projecto de Desenvolvimento de Infraestruturas Rurais e Promoção de Cadeias de Valor Agrícola no Chade (PADIR-CVA).
“O Chade, um país do Sahel sem litoral, enfrenta grandes desafios, nomeadamente em termos de diversificação da sua economia e de redução da pobreza e da insegurança alimentar. O objectivo deste projecto é aumentar a produção de arroz através da irrigação, a fim de superar os caprichos do clima e ajudar a reduzir a insegurança alimentar no Chade”, afirmou Claude N’Kodia, representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Chade.
O projecto envolve o desenvolvimento de uma área irrigada de 240 hectares com controlo total da água, incluindo a instalação de uma estação de bombagem alimentada por energia solar, de uma rede de transporte de água pressurizada em PVC, uma rede de canais betonados, uma rede de caminhos ao longo dos canais, um dique de proteção perimetral, uma rede de drenagem (drenos principais e secundários) e várias estruturas de betão armado (estruturas de captação, de regulação e de passagem).
O projecto prevê igualmente a organização e o reforço das capacidades dos produtores e a promoção do espírito empresarial entre os jovens e as mulheres, bem como a promoção da cadeia de valor agrícola. O projecto criará infraestruturas socioeconómicas para facilitar a transformação, o armazenamento e a comercialização dos produtos agrícolas produzidos localmente.