POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Ao assinalarmos o Dia de África, as pessoas e organizações comprometem-se a fazer uma diferença positiva para o continente. Construir um modelo de negócio que melhore a vida das pessoas é a forma mais eficaz de o conseguir, escreve Fhulu Badugela, CEO da MultiChoice Africa.
No momento em que o continente celebra o Dia de África, a 25 de Maio, duas prioridades empresariais tornam-se evidentes: as empresas devem manter-se rentáveis para sobreviverem, mas também devem proporcionar um benefício líquido para a sociedade.
Um objectivo unificador
Na MultiChoice Africa, esforçamo-nos por alcançar este equilíbrio alinhando-nos em torno de um único objectivo unificador – enriquecer vidas. Este objectivo está no centro da nossa proposta de valor, que consiste em oferecer entretenimento e serviços aos nossos clientes através da tecnologia.
Ao mesmo tempo que pretendemos ser a plataforma de entretenimento de eleição para os lares africanos, também queremos enriquecer as suas vidas dando um contributo significativo para o desenvolvimento económico, no espírito do Dia de África.
A MultiChoice também enriquece vidas através do nosso papel no desenvolvimento do património cultural contemporâneo de África, tendo vindo a entreter, informar e capacitar as comunidades africanas durante mais de 30 anos.
Também continuamos a oferecer valor aos nossos clientes, utilizando a tecnologia mais recente para melhorar a acessibilidade e aumentando o número de plataformas que oferecemos à medida que desenvolvemos a nossa estratégia hiperlocal de conteúdo africano autêntico para audiências africanas.
Contar histórias autênticas
O desenvolvimento desses conteúdos permite-nos remodelar a narrativa africana através das histórias que contamos. Através da nossa abordagem hiperlocal, não só desenvolvemos indústrias cinematográficas e televisivas em vários mercados africanos, como também permitimos que os africanos vejam as suas histórias contadas pelo seu próprio povo nas suas próprias línguas.
Após 38 anos de actividade em todo o continente, a MultiChoice Africa produz agora mais de 6 000 horas de conteúdos locais por ano, em 40 línguas, em 50 países, chegando a mais de 100 milhões de pessoas todos os dias.
Os nossos 17 canais locais partilham programas produzidos internamente, em línguas regionais, em plataformas como o Africa Magic, Mzansi Magic, Akwaaba Magic, Maisha Magic, Pearl Magic Prime, Abol TV, Kwenda Magic, Maningue Magic e Zambezi Magic.
Este facto tem um impacto cultural e psicológico significativo. É difícil quantificar o quanto melhora a qualidade de vida de alguém, quando vê a sua própria cultura, valores e aspirações reflectidos no conteúdo que consome.
Os programas locais de grande sucesso em todo o continente não só criam oportunidades para os cineastas e actores locais, como também ajudam a mostrar as histórias africanas numa plataforma global.
Entre os êxitos recentes contam-se o drama familiar Sinia, o drama policial Danga e Tuko Talk no programa Maisha Magic Plus da Tanzânia. No Quénia, a série policial original do Showmax Crime and Justice é muito popular, enquanto o Pearl Magic Prime do Uganda apresenta a série dramática Chapterz.
No Zambezi Magic, Wanilata é um reality show de encontros; enquanto Our Perfect Wedding Zambia é um programa de referência no ONEZED, juntamente com a telenovela Ubuntu, com Adey e Zuret a proporcionarem um drama fascinante na Abol TV da Etiópia.
Na África Ocidental, o canal Akwaaba Magic, no Gana, é o lar do popular Dede, a história de um ingénuo adolescente rural, enquanto os canais Africa Magic apresentam sucessos de audiência como Date My Family Nigeria e Idols Nigeria.
Na África Austral, os êxitos produzidos localmente incluem Zuba e Ten Tamanga Street no Zambezi Magic, O Rio Mahinga no Kwenda Magic, e Maida, Date My Family e Our Perfect Wedding Mozambique no Maningue Magic.
Também nos esforçamos por garantir que temos uma reserva de criadores africanos talentosos e qualificados a entrar na nossa indústria, investindo na formação e desenvolvimento através das nossas Academias MultiChoice Talent Factory (MTF) pan-africanas.
Efeito multiplicador
Os investimentos do nosso grupo em conteúdos tiveram grandes efeitos económicos multiplicadores no continente, empregando 3 042 pessoas a tempo inteiro e dando enormes contributos para as economias locais.
Na Nigéria, o canal Africa Magic produz atualmente 700 a 1000 horas de conteúdos originais por ano e compra ainda mais conteúdos locais produzidos de forma independente através do seu portal de licenciamento de conteúdos em linha.
Do outro lado do continente, na Etiópia, a MultiChoice encomendou e licenciou mais de 138 filmes e programas de televisão etíopes no espaço de dois anos, para os seus canais hiperlocais Abol. No Botsuana, a MultiChoice encomendou programas locais juntamente com parcerias de transferência de competências MTF com o Departamento de Serviços de Radiodifusão do Botswana.
Longevidade através do alinhamento
Em todos os mercados, a MultiChoice Africa também contribui significativamente para a economia através de receitas fiscais, investimentos em tecnologia de radiodifusão e patrocínios de ligas desportivas locais, como a cobertura da SuperSport da MTN Super League da Zâmbia.
A MultiChoice mantém uma forte posição no mercado devido à sua reconhecida presença de marca, extensa biblioteca de conteúdos e investimento em programação local. A nossa aposta na inovação e na satisfação do cliente permitiu-nos criar resiliência num panorama mediático em rápida evolução.
Se há uma lição a tirar desta situação, é que quando os interesses de todos os intervenientes estão alinhados, então melhores negócios contribuem para melhores vidas. Ao assinalarmos mais uma vez o Dia de África, esperamos continuar a oferecer a África conteúdos e oportunidades de entretenimento de qualidade, de forma a melhorar a vida das pessoas.