O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), decidiu manter a Taxa BNA em 19,5%, bem como a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 20,5%. No entanto, reduziu a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez para 17,5%, visando dinamizar o mercado monetário interbancário.
No plano económico, o PIB nacional cresceu 4,4% em 2024, impulsionado pelos sectores petrolífero (2,9%) e não petrolífero (4,9%). A inflação homóloga registou uma queda pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se em 25,26% em Fevereiro, segundo um comunicado divulgado no website do BNA.
O documento refere ainda que, no mercado externo, o saldo da conta de bens aumentou 21,26% em Fevereiro, atingindo 1,51 mil milhões de dólares. Entretanto, as reservas internacionais reduziram-se para 15,34 mil milhões de dólares, devido aos financiamentos concedidos ao Tesouro Nacional.
A reunião de tomadas de decisões foi realizada nos dias 17 e 18 de Março de 2025, na cidade de Ondjiva, província do Cunene. O BNA reforçou no final da reunião que mantém o seu compromisso com a estabilidade monetária e o crescimento sustentável da economia, ajustando as suas políticas às dinâmicas do mercado e às incertezas da economia global.