POC NOTÍCIAS: Ana Atalmira | geral@pocnoticias.ao | Foto: POC NOTÍCIAS/DR
O maior Festival de Banda Desenhada de Angola começou na sexta-feira, 5 de Agosto, reuniu na abertura cerca de 170 visitantes e tem sido palco de homenagens aos autores de Banda Desenhada, Cartoonistas, Ilustradores e Animadores, profissionais amadores e fãs.
O Festival já se transformou no palco de muitas emoções e encontros de uma geração que tem sido o verdadeiro rosto da Banda Desenhada em Angola.
Autores de banda desenhada, cartoonistas, ilustradores e animadores, bem como amadores e fãs, foram homenageados pelos feitos e contributos para a afirmação e desenvolvimento da Banda Desenhada em Angola.
Ao POC NOTÍCIAS, os homenageados destacaram o papel do Luanda Cartoon e os principais desafios para manter este movimento que já se transformou num modelo de vida para muitos jovens angolanos.
“Nesta 18° Edição Luanda Cartoon fomos Agraciados com um Diploma de Mérito alusivo aos 18 anos de participação no Festival Internacional de Banda Desenhada e animação. Sinto-me lisonjeado e agradecido pelo reconhecimento do meu trabalho e parabenizo todos os artistas e amantes da nona arte pelo grande empenho”, disse Simão Sebastião (Uólof).
O festival é uma iniciativa dos estúdios Olindomar e teve a sua origem nos anos 1990, com um encontro regular de jovens para promoção de exposições de banda desenhada nas galerias de Luanda. Desde então promovem encontros regulares com o objectivo de desenvolver a arte da BD em Angola, completando assim a 18.º edição do Luanda Cartoon.
O 18.º Festival Luanda Cartoon conta este ano com uma exposição de banda desenhada, caricaturas, ‘cartoons’, exibição de filmes de animação, palestras, lançamentos de revistas e fanzines de banda desenhada. O evento vai igualmente congregar mesas-redondas, com autores e leitores, bem como um ‘pocket show’.
Momentos Luanda Cartoon