China é o maior credor de Angola, com uma dívida de 20 mil milhões de dólares, um valor que Vera Daves de Sousa assegura que o governo espera começar a reduzir.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Domingos Barros | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Numa entrevista concedida hoje à Rádio Nacional de Angola, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, avançou que a dívida pública angolana ronda os 67,5 mil milhões de dólares, sendo a China o maior credor de Angola, com uma dívida de 20 mil milhões de dólares, um valor que o governo espera começar a reduzir.
A governante citou igualmente “peso interessante (da dívida) do Reino Unido” e igualmente com o mercado interno, “que vai reduzindo”, facto constatado ano a ano, à medida que se vence a dívida, o Estado “mobiliza menos”.
“Quando vence uma obrigação de tesouro ou bilhete de tesouro nós pagamos aos credores e ao ir ao mercado fazer novas emissões captamos menos do que pagamos, de modo que o endividamento líquido é menor, comparativamente àquilo que tem sido nos anos passados, de modo que o nível de exposição dos bancos locais a títulos do Estado também tem reduzido por essa via”.
Vera Daves de Sousa acrescentou que “No sentido de procurar as soluções financeiras menos onerosas possíveis e no sentido de assegurar que esses recursos que estão a ser mobilizados servem projectos que vão acrescentar valor à economia e que vão ajudar o PIB [Produto Interno Bruto] a crescer, nessas duas vias, porque o endividamento é normal e temos estado a notar que ano a ano as necessidades brutas de financiamento diminuem”.
“Em termos líquidos, se fosse para tirar esses compromissos de amortizações – estamos a endividar-nos em 500 e tal mil milhões de kwanzas, são as necessidades líquidas de financiamento. De modo que, o grosso é, no fundo, para nos refinanciarmos, usando diferentes alternativas, financiamentos multilaterais, banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Agência Francesa de Desenvolvimento, financiamento de instituições financeiras, financiamento comercial, com as melhores condições possíveis” disse.