‘Cuidar do Recém-Nascido’ foi o tema da oitava masterclass promovida pelo Luanda Medical Center (LMC) que, além da partilha de conhecimentos sobre o sono seguro do bebé, incluiu ainda uma aula prática de massagem Shantala ao bebé. A aula, que contou com a participação de 11 mães e futuras mães e de dois bebés, realizou-se recentemente, em Luanda.
“A massagem Shantala é um tipo de massagem indiana que tem benefícios para a saúde do bebé, como acalmar, relaxar, desenvolver a consciência corporal e aumentar o vínculo afetivo entre a mãe/pai e o bebé”, começa por explicar Ana Paula Duarte, enfermeira coordenadora do LMC.
Segundo Ana Paula Duarte, esta massagem gera “estímulos tácteis, cerebrais e motores no bebé, o que pode melhorar a sua saúde digestiva, respiratória e circulatória, além de permitir uma maior interacção entre o cuidador e o bebé, podendo ser realizada logo após o banho, diariamente, ainda com o bebé nu, mas completamente confortável”.
Além do momento prático em torno da massagem Shantala, a aula contou ainda com um debate sobre a nimportância do sono do bebé que, segundo a enfermeira coordenadora do LMC, é “fundamental para que ele desenvolva capacidades essenciais para ser forte e saudável”.
“Enquanto dorme, o bebé cresce, constrói a sua inteligência, produz hormonas de crescimento e activa a sua memória e as suas capacidades de aprendizagem, sendo, por isso, importante respeitar o seu ritmo de sono. Por norma, os bebés dormem muito tempo, chegando a dormir 18 horas por dia. Dormem por períodos de sono curtos – de três a quatro horas –, sem ritmo circadiano, não distinguindo o dia da noite. Mas isso não significa que sejam todos iguais: cada bebé tem o seu padrão de sono, dependendo do seu temperamento e do ambiente que o envolve”, afirma Ana Paula Duarte.
No que respeita às principais estratégias a serem adoptadas para o estabelecimento de rotinas de sono saudáveis, a enfermeira explica que, durante o dia, passam por manter a iluminação natural e os ruídos normais da casa, ajustar o ritmo da mãe ao ritmo do bebé, e não interferir nos padrões de sono, já que “manter o bebé acordado mais tempo durante o dia, não faz com que durma mais e melhor durante a noite”.
Por sua vez, durante a noite é “importante manter apenas uma luz de presença e interagir com o bebé de forma calma, apenas para alimentá-lo e mudar a fralda, não responder de imediato se o bebé se mexer, criar uma rotina e fazer as coisas da mesma forma todas as noites, e não adormecer o bebé ao colo, deitando-o quando estiver sonolento, mas ainda acordado”.
Além do sono seguro, outros dos principais cuidados a adoptar com o recém-nascido passam pela prevenção da hipotermia, sono seguro, vinculação precoce, prevenção de infecções, banho após as 24 horas de nascimento, cuidados com o coto umbilical, imunização primária, amamentação, protecção e segurança, sinais de alerta, planeamento de consultas de seguimento, entre outros.