Financiadores globais e escritórios de advocacia participarão da conferência e exposição Angola Oil & Gas nos dias 2 e 3 de Outubro para discutir oportunidades de investimento, regimes fiscais competitivos e projectos de alto retorno que apoiem o crescimento do país.
O AOG é o maior evento de petróleo e gás em Angola. Realizado com o total apoio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás; da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis; da Câmara Africana de Energia; e do Instituto Regulador de Derivados do Petróleo, o evento é uma plataforma para assinar acordos e promover a indústria de petróleo e gás de Angola. Para patrocinar ou participar como delegado, contacte: sales@energycapitalpower.com.
A instituição financeira multilateral Africa Finance Corporation (AFC) fornece apoio a projetos através de soluções financeiras acessíveis em África. Em Angola, a empresa investiu 60 milhões de dólares na Etu Energias – a maior empresa privada de petróleo de Angola – para apoiar a produção de petróleo e gás; está a fornecer 100 milhões de dólares para a construção dos 30 000 barris por dia da Refinaria de Petróleo de Cabinda; e investiu aproximadamente 165 milhões de dólares na NOC Sonangol de Angola entre 2021 e 2022. Durante o AOG 2024, Taiwo Okwor, Vice-Presidente: Investimentos na AFC descreverão o impacto que esses investimentos terão na produção de Angola.
Operando na África Oriental e Austral, a instituição financeira de desenvolvimento Banco de Comércio e Desenvolvimento (TBD) apoia a integração e o desenvolvimento regional, fornecendo financiamento comercial e de projetos. Recentemente, a TBA garantiu um mecanismo de financiamento de 100 milhões de dólares do British International Investment para apoiar as empresas locais em África; assinou um Memorando de Entendimento com a International Islamic Trade Finance Corporation para melhorar as soluções comerciais; e garantiu um mecanismo de financiamento de 150 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento para impulsionar o comércio intra-africano. Durante AOG 2024, TDB Head: Cobertura, Oceano Índico-Lusófono Orlando Chongo discutirá expansão downstream e crescimento regional.
Além das instituições multinacionais, os agentes financeiros regionais desempenham um papel central no apoio ao desenvolvimento de projetos em Angola. Como o maior credor de África em ativos, o Standard Bank procura reforçar o seu apoio a projetos de capital intensivo. Para Angola, isso cria novas oportunidades para que os projetos avancem em toda a cadeia de valor do petróleo e do gás. O Chefe de Cobertura de Petróleo e Gás do Standard Bank – África do Sul, Paul Eardley-Taylor, discursa num painel intitulado Beyond Oil: Angola’s Rise as a Gas Powerhouse at AOG 2024.
A instituição financeira Rand Merchant Bank (RMB) tem um forte histórico de financiamento de projectos que apoiam o comércio, a energia e as infraestruturas. Com um Escritório de Representação em Angola que oferece serviços de inteligência de mercado no terreno, o RMB apoia o comércio, as finanças, as infraestruturas e os empréstimos soberanos no país. Liz Williamson, Chefe de Financiamento de Empresas de Energia (Head of Energy Corporate Finance) da RMB, discursa num painel intitulado Perspectivas de Investimento: A chave para fazer negócios em Angola (Perspectives on Investment: The Key to Doing Business in Angola) no AOG 2024.
Entretanto, o escritório de advocacia empresarial e comercial MC Jurist – com mais de 20 anos de experiência no sector petrolífero angolano – oferece uma gama de serviços que abrangem questões empresariais e comerciais, emprego, compras, alfândegas e impostos. Especializado em consultoria jurídica e fiscal, o escritório está empenhado em apoiar projectos na indústria de petróleo e gás de Angola. Nuno Catanas, Sócio Fundador da MC Jurist, está liderando uma Aula Magistral (Master Class) para prestadores de serviços de petróleo e campos petrolíferos na AOG 2024. Intitulada Aula magistral para fornecedores de serviços petrolíferos e de campos petrolíferos (Master Class to Petroleum and Oilfield Service Providers), a sessão oferece às empresas um guia abrangente para preparar licitações vencedoras e contratos eficientes.
Durante a edição de 2023 da AOG, a seguradora Protteja Seguros assinou um acordo com a empresa de petróleo e gás Petromar para desenvolver uma parceria e colaborar na responsabilidade social. Especializada em consultoria de seguros, a Protteja Seguros visa reforçar a solidez financeira e a transparência no sector do petróleo e gás angolano. Kianda Troso, CE (CEO) da Protteja Seguros, discursa num painel intitulado Um lugar à mesa: Acesso ao Financiamento das Empresas Angolanas de Serviços. (A Seat at the Table: Access to Finance for Angolan Service Companies).
A empresa de consultoria EY também apoia o crescimento e as operações das empresas em Angola através de serviços de garantia, impostos, direito, estratégia e transação. A empresa é uma das mais antigas organizações de serviços profissionais ativas no mercado em Angola e presta apoio às PME, oferecendo soluções financeiras adaptadas às empresas angolanas. Durante o AOG 2024, o Sócio e Líder de Energia da EY, Andre Afonso; o Sócio-Gerente Carlos Basto; o Líder de Consultoria de Serviços Financeiros, João Rueff Tavares; e o Líder de Risco Global, Rui Bastos.