A DStv Angola realizou ontem, 23 de Julho, no Shopping Fortaleza, em Luanda, a pré-estreia da tão aguardada terceira temporada da novela “O RIO”, em um evento repleto de glamour e elegância. A celebração contou com a presença de várias figuras públicas, membros do Governo e profissionais da indústria do entretenimento angolano.
Nesta nova temporada, que arranca no dia 29 de Julho, às 20h30, no canal Kwenda Magic, posição 505 da DStv, apresentam-se novos actores, novos protagonistas e alguns rostos consagrados do audiovisual em Angola que estiveram no evento para homenagear mais um capítulo da teledramaturgia angolana.
À margem do evento, o Director Geral da MultiChoice, Marcus Valdez, vincou que a DStv continuará a investir na promoção de narrativas locais e no apoio à indústria de entretenimento angolano, uma aposta que teve início há quatro anos. “Tomámos a decisão de lançar um canal que pudesse acomodar as nossas histórias e cultura local, o Kwenda Magic, e os resultados têm sido excepcionais não só do ponto de vista de retorno, porque sentimos isso nas audiências, mas também do ponto de vista do negócio. Iremos continuar a apostar na produção nacional numa dimensão maior”, referiu.
Por sua vez, o Director do canal Kwenda Magic, João Ribeiro, destacou a importância da novela para o canal: “O RIO é a primeira novela depois do lançamento do Kwenda Magic, produzida e criada de raiz e trabalhada por angolanos que mostraram que têm capacidade para fazer esse tipo de conteúdo que visa entreter as famílias”, disse. “Temos um novo lema no canal que é “ o momento das nossas histórias”, e é isso que vamos continuar a fazer. Teremos muitas novidades ainda neste ano”, concluiu.
De volta ao enredo da novela, a conhecida família Tchiyo, tem um drama diferente por resolver: O estado de tristeza e depressivo de Monifa (Lesliana Pereira). O marido, Simão (Jaime Joaquim) e o filho, Kiene (Tanilson Simões), têm de socorrer-se de Makiesse (Eliane Silva) para ver se esta consegue ajudar Monifa a recuperar e ressuscitar o seu perfil de mãe, líder presente e activa.
Num outro extremo, Mafuti (Leonora Carvalho), Kulembe (Silvia Helena) e Dimuka (Fernando Maimoge) mantém as suas interrogações sobre o estado da vilã, mas querem que Makiesse possa fazer alguma coisa. Contudo, há uma interrogação que ainda paira no ar… quem foi a pessoa responsável pela morte de Ngongo (Lelis Twevekamba).
Na nova temporada, Makiesse revela-se também muito mais activa e com protagonismo, e apesar de a conhecermos pela delicadeza e sofrimento, nesta temporada teremos uma nova faceta da personagem, com revelações muito comprometedoras. E nesse meio tempo, Ondjaki, interpretado por Raul do Rosário, tem a chave de toda a trama, motivo pelo qual será perseguido sem tréguas por Henda (Sílvio Nascimento).
No papel de Ruth, teremos a aparição de Neide Van-Dúnem, interpretando uma jovem empresária de sucesso, que procura que se faça justiça seja de que maneira for, dura e perspicaz até às últimas consequências.
Já o consagrado Fernando Macgonell, interpreta Fernando, um homem amargurado, que carrega no corpo marcas de violência que enfrentou durante a vida de crime e aos anos de tortura física que sofreu.
A novela reserva ainda três estreias, a de Marco Índio, como Mustafá, um ex-militar, praticante de artes marciais que trabalha como guarda-costas e que demonstra grande dificuldade em desligar as suas funções; de Jay Cahanda, no papel de Celeste, uma linda mulher despida de vaidades fruto de muitos anos de um casamento abusivo onde o falecido marido destruiu a sua auto-estima; e de Newmar Ricardo no papel de Zeca Dala, um sedutor, inteligente, mas interesseiro, que usa o seu encanto para enganar qualquer mulher.