Em cinco anos de actividade o Grupo realizou mais de 28 mil rastreio visuais gratuitos, nove mil dos quais concretizados só em 2023, e ofereceu cerca de mil consultas de optometria em consultório e óculos graduados, o que representou uma doação superior a 150 milhões de kwanzas, segundo dados divulgados hoje, 17 de Junho, pela própria empresa.
Presente em Angola desde 2014, no âmbito da sua política de responsabilidade social, o Grupo tem assegurado a realização de rastreios visuais e auditivos em diversas instituições e projectos, como a Escola de Arte Camunga, Obra de Caridade da Criança Santa Isabel, Escola JOBAB, Escola de Música Kaposoka, ASCA – Associação de Solidariedade a Crianças e Adolescentes e a Escola Lueji A’Nkonde, tendo já sido promovidos mais de 1.600 rastreios”, lê-se no mesmo comunicado.
Segundo um comunicado enviado à redação do POC Notícias, no âmbito destas acções estão também a ser oferecidas consultas e óculos graduados às crianças com menor acuidade visual, sendo que, em Maio, foram doados bens alimentares e roupa ao Lar Obra de Caridade da Criança Santa Isabel e Orfanato ASCA, por parte dos colaboradores e do Grupo Centrooptico, que assegurou a doação de alimentos no valor superior a um milhão de kwanzas.
Recorde-se que ontem, 17 de Junho, foi celebrado um protocolo anual no âmbito do Programa Crescer Juntos, do Banco BIC, em que o Centrooptico se compromete a promover 2.600 rastreios visuais e a realizar consultas de oftalmologia e optometria, com oferta de óculos graduados a 100 crianças, num investimento estimado em mais de 20 milhões de kwanzas.
As acções vão realizar-se em Organizações não Governamentais (ONG) e projectos aprovados pelo Programa Crescer Juntos, sendo os beneficiários crianças e adolescentes.
“Ao longo destes últimos anos temos desenvolvido uma política de responsabilidade social coesa, contribuindo em diversos projectos, que espelham a nossa identidade e valores. Acreditamos que podemos fazer a diferença e contribuir para melhorar o acesso a cuidados de saúde visual e auditiva das comunidades onde actuamos, através de uma atitude participativa, incentivando e apoiando diferentes iniciativas”, afirma Susana Ferreira, directora de Marketing e Comunicação, salientando que “em 10 anos de Centrooptico, temos sido uma marca que trabalha para que a saúde visual seja um bem ao alcance de todos os angolanos”.
A política de responsabilidade social do Grupo Centrooptico tem como foco a saúde, educação e desporto, destacando-se os projectos 13 de Junho e Nzoji, assim como o apoio à Federação Nacional de Futsal (FAFUSA).