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Em apenas um mês a ENDE – Empresa Nacional de Distribuição de electricidade – EP – teve de emitir mais de cinco comunicados para esclarecer o “fracasso” constante do sistema informático, que tem impedido o funcionamento normal do sistema Pré-Pago.
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Hoje, 28 de Abril, a sede da ENDE, em Luanda, foi palco de mais um ambiente de tumulto, por conta das constantes interrupções na venda de recargas de energia (Pré-Pago), nos canais presenciais e não presenciais.
O POC Notícias esteve essa tarde na sede da instituição, no São Paulo, em Luanda, e constatou o desagrado dos clientes, que se dirigiram ao São Paulo, para comprar pela via presencial as recargas.
“É vergonhoso que a ENDE não consegue resolver esses problemas que têm sido constante e vergonhosamente deixado boa parte dos clientes Pré-Pago sem energia, e principalmente aos finais de semana”, lamentou um dos clientes que optou pelo anonimato.
Laurinda Ferreira, cliente e moradora do Rangel, que se encontrava na sede da instituição, para comprar uma recarga, disse ao POC Notícias que não consegue comprar recargas desde sábado e lamentou pelo serviço de péssima qualidade que a ENDE tem prestado aos cidadãos.
“Não consigo entender como a ENDE até hoje não tem sido responsabilizada pelos inúmeros problemas que nos tem causado. O erro no sistema informático desta empresa só justifica que não estão com capacidade profissional para continuar com essa responsabilidade da distribuição de energia. Têm de ser punidos ou entreguem essa gestão para quem pode e tem capacidade para gerir o negócio”, disse Laurinda Ferreira, que foi mais longe e pediu que o Ministro que tutela o sector deve abandonar o cargo e reconhecer que nos últimos anos não tem sido capaz de gerir o sector em causa.
Ao que o POC Notícias apurou, no local estavam cerca de 30 clientes que vieram de vários pontos da capital, para conseguir comprar uma recarga e evitar passar o domingo as escuras.
O comunicado enviado hoje, 28 de Abril, aos meios de comunicação, a ENDE justifica que “devido a uma anomalia no sistema informático, registada neste Domingo (28.04), interrompeu a venda de recargas de energia (Pre-Pago), nos canais presenciais e não presenciais, em todo território nacional”, lê-se no comunicado.
A ENDE avançou ainda que os clientes cujas recargas tenham terminado, poderão solicitar o serviço de adiantamento a partir do aparelho.
Apesar da orientação da ENDE, um número considerável de clientes contactados pelo POC Notícias garantiu que ainda assim não se consegue pedir adianta, sendo que os técnicos já estão a partir para a corrupção, cobrando entre 15 e 20 mil kwanzas para solucionarem os problemas a partir das casas dos clientes.
O comunicado assinado hoje, 28 de Abril, por Lauro Fortunato, Director do Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da ENDE, junta-se ao leque de mais de cinco comunicados já divulgados este mês de Abril, que infelizmente relatam os mesmos problemas sem solução até ao momento, conforme relatam os clientes já agastados com o fracasso na distribuição da Energia, venda de recargas para os clientes Pré-Pago.