POC NOTÍCIAS | Ana Atalmira | geral@pocnoticias.ao | Fotografia: Edno Fortunato
___________________________________________________
________________________________________________________
Luanda – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), realizou hoje, 19 de Junho, o Rodshow para adjudicação de 12 blocos petrolíferos, sendo oito na Bacia Terrestre do Kwanza (Blocos KON 1, KON 3, KON 7, KON 10, KON 13, KON 14, KON 15 e KON 19) e quatro na Bacia Terrestre do Baixo Congo (CON 2, CON 3, CON 7 e CON 8).
Na sessão que decorreu essa manhã em Luanda, numa das unidades hoteleiras do país, foram apresentadas oportunidades de investimentos nos 12 blocos, potencial petrolífero, estudos de acessibilidade e pacotes de dados, aspectos ambientais para exploração em zonas terrestres e o desenvolvimento regional.
“O potencial petrolífero das bacias é comprovado. Acrescido a este facto, o nosso ambiente de negócios é profícuo considerando as várias medidas de reestruturação no sector nos últimos anos. Exemplificamos aqui o pacote legislativo com incidência no sector e um conjunto de incentivos benéficos, visando a criação de valor para as partes”, considerou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.
“É um dos nossos compromissos proceder com maior ênfase ao aumento do conhecimento geológico das bacias, pois é através deste que poderemos aumentar a promoção e atractividade das áreas a serem licitadas, incrementando assim a produção petrolífera”, disse o ministro Diamantino Pedro Azevedo.
A Estratégia de Atribuição de Concessões 2019 – 2025, prevê licitar mais de 50 concessões até 2025. Neste âmbito, já foram realizadas três licitações (2019, 2020 e 2021) e segue-se agora o processo de promoção da licitação de 2023.