POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – José de Lima Massano deixa de ser Governador do BNA e passa a ser o novo ministro de Estado para a Coordenação Económica, em substituição de Manuel Nunes Júnior, exonerado hoje, 08 de Junho.
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou nesta quinta-feira, 08 de Junho, José de Lima Massano, que até a data ocupava o cargo de Governador do BNA, para o cargo de Ministro de Estado para a Coordenação Económica, nos termos da alínea d) do artigo 119.º e do n.º 4 do artigo 125.º, ambos da Constituição da República de Angola.
Recorde-se que, José de Lima Massano exerceu a função de Governador do BNA, nos períodos de 2010 a 2015, de 2017 a 2022 e de Dezembro de 2022 até à presente data.
José Massano foi igualmente Presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI), durante 6 anos, funções que exerceu antes e depois do seu primeiro mandato no BNA.
Anteriormente, desempenhou durante 7 anos, funções de administrador executivo do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Com a nomeação de José Massano para Ministro de de Estado para a Coordenação Económica e nos termos do disposto na alínea a) do artigo 56.º da Lei n.º 24/21, de 18 de Outubro – Lei do Banco Nacional Angola – assume a condução do Banco Central de forma interina, Manuel António Tiago Dias, na qualidade de Vice-Governador mais velho em funções no Banco Nacional de Angola.