POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Porto – O Banco Caixa Geral Angola, a AICEP e a AIPEX, realizam no dia 17 de Maio, em Portugal, no Hotel Sheraton Porto, a partir das 09h00, o Fórum Económico Portugal-Angola 2023 sob o tema: “Construímos relações sólidas”.
Neste primeiro grande evento, com abrangência internacional, pretende-se levar ao debate e análise o desempenho e perspetivas sobre o futuro da economia angolana, com objetivo de tornar as relações com Portugal, do ponto de vista empresarial, mais operacionais e profundas.
O Fórum Económico PORTUGAL – ANGOLA conta com três painéis de debate, onde se irá abordar o “Desempenho e Perspetivas sobre a Economia Angolana”, “Programa de Desenvolvimento e Oportunidades Sectoriais”, “Instrumentos Financeiros de Apoio ao Investimento” e reuniões de trabalho complementares.
Angola tem vindo a fazer um esforço na diversificação da sua economia e Portugal pode ter um papel fundamental nesta mudança de paradigma, sobretudo nas pequenas e médias empresas. Nesse sentido este Fórum servirá, também, para abordar e explorar as várias oportunidades sectoriais existentes e os instrumentos financeiros de apoio ao investimento disponível.
O evento vai permitir também que sejam analisadas as várias áreas de interesse que envolvem a economia entre os dois países, no que diz respeito à Produção de Bens e Serviços, nomeadamente a Agricultura, Indústria Transformadora, Pescas e Turismo.
Nesta 1.ª edição do Fórum Económico PORTUGAL – ANGOLA estarão representantes do Governo Angolano e da República Portuguesa. Angola estará representada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, João Manuel Bartolomeu da Cunha, Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos e pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Lello Francisco. Do lado português estarão o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e o Administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Rebelo de Sousa.