A cerimónia de apresentação dos 150 estagiários selecionados para a edição 2025 do programa de estágios profissionais e comunitários, aconteceu ontem, em Luanda, promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANGP) e a Zul Energy.
POC NOTÍCIAS | MAURA DOS PRAZERES | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O programa conta com um financiamento de 450 mil dólares, provenientes do sector petrolífero, e destina-se a estudantes universitários finalistas de várias províncias do país, incluindo Luanda, Benguela, Zaire, Uíge, Huambo, Malanje, Cunene e Cuanza Norte. Os estagiários foram escolhidos entre 10.000 candidatos e estão a concluir cursos em áreas como Medicina, Engenharia, Informática, Agronomia, Ambiente, Arquitetura, Urbanismo, Gestão do Território, Economia, Sociologia, Direito e Assistência Social.
O vice-governador do sector económico de Luanda, Jorge Augusto, sublinhou que este programa representa uma oportunidade valiosa para os jovens finalistas, permitindo-lhes desenvolver competências que os prepararam para assumir responsabilidades no futuro, seja como empreendedores ou funcionários de empresas.
Belgina Dias, estagiária da província do Cunene, expressou a sua alegria e gratidão pela oportunidade. Formada em Engenharia Hidráulica, destacou a importância de representar a sua província e prometeu aproveitar ao máximo a experiência, considerando-a uma “semente” para o seu futuro profissional.
João Domingos, gestor do projecto da Development Workshop, explicou que o objectivo do programa é elevar as competências dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Iniciado em 2001 e apoiado pela ANGP há oito anos, o programa já beneficiou mais de 2.000 jovens, sendo que 500 foram contemplados nos últimos cinco anos.
O processo de selecção foi rigoroso, com testes escritos, entrevistas e uma análise das condições económicas dos candidatos. A faixa etária preferencial foi entre os 18 e 28 anos, com foco nos mais necessitados. Os estagiários terão dois meses de estágio nas comunidades, seguidos de seis meses em empresas, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e dar os primeiros passos na sua carreira profissional.