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Como parte das suas operações diárias em todo o mundo para os serviços de atribuição de vistos consulares e de cidadania, a VFS Global anunciou hoje, em comunicado de imprensa, que continua a permitir que os requerentes utilizem os seus serviços através da marcação de entrevistas de uma forma justa e em conformidade com as orientações dos governos para quem trabalha.
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No comunicado enviado ao POC NOTÍCIAS, a VFS Global esclarece que as marcações das entrevistas são gratuitas e as mesmas são validadas por ordem de entrada da solicitação. As vagas para agendamentos são disponibilizadas com base nas prévias aprovações feitas nas respectivas missões consulares.
“A VFS Global não desempenha qualquer papel neste processo nem na decisão de quantos processos vão ser aceites dentre os candidatos, acto que é da inteira responsabilidade e critério do consulado do respectivo governo para o qual presta serviços”, lê-se na nota.
O mesmo documento refere ainda que as vagas para a marcação dos agendamentos são disponibilizadas on-line e em função do volume de procura ou previsão, e ainda em conjugação com a capacidade de resposta do consulado. Uma vez feito o agendamento, a VFS recomenda vivamente aos candidatos que se apresentem no Centro de Vistos 15 minutos antes da hora marcada para evitar que percam a sua vaga.
“Considerando a procura elevada no período pós pandemia e elevada necessidade de viagens em muitos países, há, de facto, uma escassez de vagas para marcação e atribuição de vistos em determinados locais. E é nestas alturas que as fraudes podem surgir, com pessoas a enganarem os que pretendem viajar, oferecendo-lhes vagas para marcações em troca de dinheiro. A VFS Global, que é completamente contra este tipo de actuação, adoptou medidas para eliminar as marcações fraudulentas e a utilização abusiva do sistema de marcações”
O comunicado acrescebta ainda que, como parte dos seus esforços contínuos para melhorar os serviços, a VFS Global continua a aconselhar todos os requerentes de vistos a terem cuidado com os impostores que falsamente prometem marcações antecipadas em troca de dinheiro, adoptando medidas excepcionais que visam mitigar as acções fraudulentas nos centros de vistos.
A VFS relembra a todos que é estritamente proibido solicitar a marcação de entrevistas com base em pagamentos, que só é permitida a entrada nas instalações do centro de vistos aos requerentes com uma marcação válida, e que as agências de viagens ou outras entidades terceiras já não estão autorizadas a fazerem quaisquer tipo de consultas no balcão de informações do 2.º Andar.
A VFS Global não desempenha qualquer papel, não influencia, nem comenta o resultado dos processos de pedido de vistos de qualquer requerente. A decisão de conceder ou não um visto é da exclusiva responsabilidade da respectiva missão diplomática, incluindo o tempo de espera que o processo leva até à sua conclusão.
A VFS Global continua a trabalhar com as respectivas missões diplomáticas, a exemplo do Consulado Geral de Portugal em Angola, sobre determinadas preocupações, como por exemplo a indisponibilidade de marcações e o longo tempo de espera para a conclusão dos processos.
A maioria dos países aceita pedidos de visto até 90 dias (3 meses) antes da data da viagem. De acordo com o novo Código de Vistos Schengen, em vigor, desde 09 de Fevereiro de 2020, é possível solicitar um visto Schengen até 6 meses antes da data da viagem. Especialmente neste ano, com maior procura e horários limitados disponíveis, instamos tanto os agentes de viagens como os requerentes a solicitarem o seu visto o mais cedo possível e permitido.
Recorde-se que a VFS Global iniciou as suas operações em Angola em Setembro de 2012, em nome da Embaixada da África do Sul. A sua presença operacional tem crescido ao longo da última década, trabalha actualmente para oito governos, que inclui os da Bélgica, Brasil, França, Portugal, África do Sul e Holanda. Através de uma forte força de trabalho de 60 cidadãos angolanos.