POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A VFS Global partilha conselhos úteis para os cidadãos angolanos que viajam para o exterior, alertando sobre possíveis fraudes e esclarecendo sobre os procedimentos adequados a ter: As marcações são gratuitas e estão disponíveis no website vfsglobal.com e os viajantes devem ter cuidado com os agentes e os intermediários que prometem falsas marcações antecipadas em troca de pagamentos.
_____________________
Com o aumento da procura de viagens para fora de Angola, as candidaturas para obtenção de vistos submetidas para vários países estão a atingir volumes sem precedentes. Consequentemente, surgem tentativas constantes de fraude, com pessoas não credenciadas a fazerem-se passar por funcionários ou associados da VFS Global; ou por agentes e intermediários que prometem uma marcação antecipada – que não existe – por um custo adicional, enganando desta forma candidatos a emprego e cidadãos que precisam de solicitar vistos de entrada no estrangeiro.
Como parte integrante das medidas que visam combater as tentativas de fraude, a VFS Global implementou procedimentos rigorosos nos seus Centros em Angola, incluindo o Centro de Pedido de Visto para Portugal em Luanda:
- Só os requerentes de visto com uma marcação válida têm permissão para entrar nas instalações do Centro;
- Agentes e entidades terceiros não estão autorizados a fazer perguntas no balcão de informações do 2.º andar;
- A VFS Global solicita a todos os requerentes que reportem quaisquer situações desta natureza para o seguinte endereço de email: rsocza@vfsglobal.com
Para apoiar todos os que precisam de solicitar vistos e a opinião pública em geral a protegerem-se destas tentativas de fraude, a VFS Global está convictamente a apostar na implementação de medidas adequadas, incluindo normas rigorosas de privacidade de dados para combater mensagens fraudulentas em vários pontos de contacto. Destacam-se ainda as seguintes:
- Respostas rápidas a perguntas por e-mail ou reclamações;
- Comunicação regular de medidas para detectar fraudes nas nossas redes sociais;
- Mensagens de voz por SMS e através do centro de atendimento;
- Colocação de anúncios/cartazes em locais de contacto privilegiado com o público em geral.
Hariprasad Viswanathan, Director para a África Subsaariana na VFS Global, sublinha que “é importante os requerentes de visto saberem que as marcações de horários são apenas disponibilizadas online em função da procura ou da previsão de solicitações, e em conjunto com o planeamento interno do respectivo Consulado. Uma vez agendada a marcação, é recomendável estar no Centro 15 minutos antes da hora marcada para evitar perder o horário definido. Aconselhamos vivamente todos os requerentes a terem cuidado com os intermediários que prometem falsas marcações antecipadas em troca de pagamentos. Através de pins de localização, informações nas redes sociais e plataformas digitais, muitos destes intermediários fraudulentos criam perfis falsos utilizando credenciais da empresa com o nome e o logotipo, incluindo os seus contactos, para mais facilmente granjearem a atenção dos que precisam de vistos. Mas estes documentos não são verídicos e há que estar muito atento, para não ser lesado injustamente”.
As marcações são abertas com um mês de antecedência para se garantir uma melhor utilização da quota de marcações disponível. Para agendar uma marcação, os requerentes devem aceder ao site https://visa.vfsglobal.com/ago/en/prt/book-anappointment logo que tenham os documentos necessários prontos. Os requerentes podem, de seguida, submeter os seus pedidos de visto no Centro localizado no 1.º Andar, EDIFÍCIO INGOMBOTA, sito na Rua Guilherme Pereira Inglês, n.º 43, Distrito Urbano da Ingombota, Município de Luanda.
Informações importantes para os requerentes de visto de estudante
Durante o período de concessão de vistos de estudantes, que decorre entre Agosto e Outubro, a procura é elevada, especialmente para Portugal. Os estudantes devem, por isso, estar atentos às tentativas de fraude que surgem neste período. E devem ter em consideração o seguinte:
- Devem precaver-se contra as abordagens de entidades terceiras que se fazem passar por prestadores de serviços, prometendo uma marcação ou uma decisão favorável sobre a emissão do visto usando indevidamente o nome da VFS Global;
- Os estudantes devem, igualmente e atempadamente, fazer as devidas diligências e verificar os detalhes das instituições de ensino onde pretendem estudar;
- Em função do aumento exponencial dos pedidos de visto por parte de cidadãos de países da África Subsaariana, como Angola, é aconselhável que a candidatura seja feita o mais atempadamente possível, para que a decisão do Consulado possa ser tomada em tempo útil e os requerentes não estejam à mercê das tentativas de fraude.
Taxa de serviço VFS Global
A taxa de serviço cobrada aos requerentes de vistos é devidamente aprovada pelo governo dos países de destino e paga no Centro através de cartão multicaixa. Esta informação está disponível nas plataformas da VFS Global, designadamente nos sites de atendimento ao cliente, e após o pagamento é emitido um recibo oficial caso o serviço tenha mesmo sido utilizado. As taxas de serviço variam para cada país e dependem dos diferentes serviços prestados, por forma a proporcionar aos requerentes uma experiência de pedido de visto apropriada. Os requerentes podem visitar o website www.vfsglobal.com para obter mais informações sobre as taxas de serviço e encargos para serviços opcionais de valor acrescentado. Serviços como o Premium Lounge são opcionais e, como tal, obrigam ao pagamento de uma taxa adicional para se poder usufruir das vantagens que comportam.
VFS Global em Angola
A VFS Global iniciou as suas operações em Angola em Setembro de 2012, em nome da Embaixada da África do Sul. A sua presença operacional tem crescido ao longo da última década, trabalhamos actualmente para oito governos, que inclui os da Bélgica, Brasil, França, Portugal, África do Sul e Holanda. Através de uma forte força de trabalho de 60 cidadãos angolanos.
A VFS Global é a maior especialista mundial em terceirização e serviços de tecnologia para governos e missões diplomáticas. É parceira de confiança de 70 governos, operando uma rede mundial de mais de 3.300 Centros de Vistos em 147 países. A empresa já processou mais de 268 milhões de candidaturas desde a sua criação em 2001. A empresa gere as tarefas administrativas e sem julgamento relacionadas com os pedidos de visto, passaporte e serviços consulares para os governos seus clientes, permitindo-lhes concentrar-se inteiramente na tarefa de avaliação crítica. A VFS Global tem a sua sede em Zurique/Suíça.
A VFS Global é detida maioritariamente por fundos geridos pela Blackstone, o maior gestor de activos alternativos do mundo. A Blackstone procura criar um impacto económico positivo e valor a longo prazo para os seus investidores, nas empresas em que investe e nas comunidades em que trabalha. Os 991 mil milhões de dólares de activos sob gestão da Blackstone incluem veículos de investimento centrados em participações privadas, bens imobiliários, dívida pública e acções, infra-estruturas, ciências da vida, acções de crescimento, crédito oportunista, crédito sem grau de investimento, activos reais e fundos secundários, tudo numa base global.
A Fundação Kuoni e Hugentobler, sediada na Suíça, e a EQT, uma organização de investimento global, com sede em Estocolmo/Suécia, detêm participações minoritárias na VFS Global.