A UNITEL encerrou, no 16 de Dezembro de 2025, a edição 2025 do seu programa de estágios, numa cerimónia realizada no Hotel Palmeiras, que evidenciou o compromisso da operadora com a promoção da empregabilidade jovem e o fortalecimento do capital humano nacional.
O acto marcou a apresentação e demonstração de conhecimentos adquiridos pelos estagiários, através de projectos desenvolvidos nas respectivas áreas de formação, os quais deverão ser implementados pela própria UNITEL, conforme avançou Valdemira Gomes, do departamento de Inteligência de Negócios. A iniciativa sublinha a aposta da empresa em soluções práticas e inovadoras, alinhadas com os desafios reais do negócio.
Em 2025, o programa “Estagiar UNITEL” disponibilizou 26 vagas, distribuídas por seis áreas estratégicas da empresa. Durante três meses, os estudantes tiveram contacto directo e estruturado com a realidade organizacional da operadora, passando por diferentes direcções, processos internos e equipas multidisciplinares, num ambiente de aprendizagem orientado para resultados.
Os participantes beneficiaram do acompanhamento directo de profissionais experientes da UNITEL, que, segundo a chefe do Departamento de Formação, Aleida Belo, souberam “com foco e brio transmitir conhecimentos e capacitar os estudantes para o mercado de trabalho”. Na sua intervenção, a responsável destacou que os estagiários representam um contributo efectivo para a construção de uma sociedade mais preparada, inclusiva e orientada para a inovação.
O impacto do programa reflecte-se também na integração profissional dos participantes. Após a conclusão do estágio, vários estudantes são encaminhados para oportunidades de emprego, muitos dos quais acabam por ingressar nos quadros da empresa. É o caso de Marina da Rocha, ex-estagiária da edição 2024, actualmente técnica de supervisão de acesso da UNITEL.
Com o encerramento da edição 2025, a UNITEL reafirma o seu compromisso em continuar a investir em iniciativas que promovam a qualificação do talento nacional, a empregabilidade jovem e o desenvolvimento sustentável de Angola, posicionando-se como um agente activo na formação da nova geração de profissionais do país.





