POC NOTÍCIAS: Domingos Barros | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Chefe adjunta de Cooperação da delegação da União Europeia em Angola, Isabel Emerson, garantiu que as partes se propõem a cooperar em diversos domínios.
A informação foi divulgada hoje, 14 de Junho, pela chefe adjunta de Cooperação da delegação da União Europeia em Angola, Isabel Emerson, à margem de um seminário sobre modelos de parcerias público-privadas (PPP) para desenvolver projectos de plataformas logísticas em Angola no contexto do corredor do Lobito.
A diplomata disse que foram já realizadas duas rondas negociais com Angola, havendo a perspectiva de uma terceira em breve antes da assinatura do acordo de facilitação de investimento sustentável, o primeiro que as partes se propõem a cooperar nessa área, através da assistência técnica.
O acordo será assinado com objectivo de se facilitar o investimento, com a digitalização e disponibilização de informação aos investidores, nomeadamente o acesso mais facilitado quanto às regras, procedimentos e legislação angolana, em várias línguas, bem como facilidade no intercâmbio com as entidades e autoridades angolanas.
A União Europeia irá apoiar todo este processo, do ponto de vista mais formal, com a interação entre os diversos actores, e a nível local, apoio de assistência técnica e capacitação de pessoal, como já ocorre com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações.
“O que o acordo também traz, é um elemento de reuniões regulares entre o sector privado e o Governo e de áreas de apoio ao comércio”
Relativamente ao sector logístico, Isabel Emerson referiu que foi realizado um fórum empresarial, em Bruxelas, Bélgica, em que um dos temas abordados foi este, sendo a perspectiva atrair investidores europeus para este sector.
Um segundo fórum empresarial poderá ter lugar na província de Benguela, tendo em conta a importância do sector logístico, indicou Isabel Emerson.