A Trafigura publicou na semana passada o Relatório de Sustentabilidade de 2024, destacando o compromisso contínuo do Grupo com práticas empresariais responsáveis e o progresso em direcção aos seus objectivos ambientais, sociais e de governação (ESG).
O décimo Relatório de Sustentabilidade anual do Grupo detalha os avanços realizados durante o exercício financeiro terminado a 30 de Setembro de 2024, destacando os progressos em várias áreas, designadamente no:
- Investimento para fortalecer ainda mais a governação e a conformidade. Este esforço incluiu a reestruturação e ampliação das equipas de Risco, Crédito e Auditoria Interna, a actualização das políticas de Conformidade e a melhoria do quadro de controlo interno de conformidade.
- Reforço do Comité de Coordenação ESG e a criação de grupos de trabalho multifuncionais sobre temas como resiliência empresarial e mudanças climáticas, para apoiar a sua implementação em todo o Grupo.
- A segurança continua a ser uma prioridade fundamental, com zero fatalidades nas operações próprias do Grupo. Normas rigorosas de saúde, e segurança continuaram a ser melhoradas e implementadas nos activos do Grupo e promovidas junto dos fornecedores.
- Redução de 31 por cento nas emissões de GEE de âmbito 1 e 2 nas operações detidas pelo Grupo, em comparação com o ano-base FY2020, com o objectivo de a médio prazo reduzir 50 por cento até FY2032.
- Envolvimento contínuo na descarbonização do transporte marítimo através do Global Maritime Forum e da First Movers Coalition, bem como implementação de medidas de eficiência na frota detida e controlada pelo Grupo. Assinatura de contrato para quatro Medium Gas Carriers capazes de utilizar e transportar amoníaco de baixo carbono aquando da entrega em 2028.
- Expansão dos serviços e alcance da divisão de carbono nos mercados globais de carbono regulados e voluntários, com novos investimentos em projectos de remoção de carbono.
- Continuação do investimento em geração de energia renovável, implementado através da Nala Renewables (energia eólica, solar, armazenamento de energia em baterias) e da MorGen Energy (hidrogénio verde). No final de FY2024, a Nala Renewables tinha cerca de 500MW em construção e operação, e 1.5GW na sua carteira de projectos assegurados. A MorGen Energy continuou a concentrar-se nos seus dois principais projectos de hidrogénio renovável em Milford Haven, Reino Unido, e Esbjerg, Dinamarca.
- Avaliação de dupla materialidade em curso para alinhar com a Directiva de Relato de Sustentabilidade Empresarial da UE (CSRD) e as Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS), com a expectativa de reportar de acordo com a CSRD em FY2026, com base nos dados de FY2025.
Jeremy Weir, Presidente do Conselho de Administração da Trafigura, afirmou: “No dia 1 de Janeiro de 2025, Richard Holtum assumiu o cargo de CEO do Grupo Trafigura e eu tornei-me Presidente não-executivo, após mais de uma década como CEO e mais de sete anos como Presidente Executivo. Embora ainda haja muito que possamos melhorar, recordo com satisfação os feitos da empresa na construção de um negócio mais diversificado, responsável e sustentável ao longo deste período. Fundamentalmente, o nosso papel é fornecer a energia essencial e as matérias-primas de que o mundo depende hoje, enquanto apoiamos a transição para um futuro de menor carbono – e fazê-lo de forma eficiente, fiável e responsável.
Estou confiante de que continuaremos a desempenhar bem o nosso papel no exercício financeiro de 2025 e estou ansioso por continuar a acompanhar o progresso da Trafigura em temas de sustentabilidade na minha qualidade de Presidente do Conselho de Administração e membro do Comité ESG do Conselho.”