O Standard Bank de Angola (SBA) já financiou 340 contratos no valor de 244 mil milhões de kwanzas ao abrigo do Aviso n.º 10 do BNA, e 40 contratos ao abrigo do Aviso n.º 9, no montante de três mil milhões de kwanzas, reforçando o seu papel como motor de financiamento da economia angolana.
Os dados foram avançados pelo CEO do banco, Luís Teles, durante o Angola Economic Forum (AEF). Para além destes instrumentos, o SBA tem apostado em soluções inovadoras de financiamento, com destaque para produtos dirigidos ao sector Oil & Gas, como desconto e pagamento de facturas, e financiamento de contratos.
No apoio ao conteúdo local, especialmente no sector petrolífero, já foram financiados cerca de 10 mil milhões Kz, com mais 10 mil milhões em análise. O banco também firmou um protocolo com o INAPEM para capacitação de micro, pequenas e médias empresas, visando facilitar o acesso a crédito, formação e novos mercados.
Teles destacou o programa de educação financeira do banco, o Pacto com Impacto, que já beneficiou mais de duas mil pessoas, e sublinhou o papel crescente da banca no crédito à economia, que até Junho cresceu mais de 30%, segundo o BNA.
Por fim, o CEO apontou cinco desafios críticos para Angola: dependência do petróleo, baixo investimento estrangeiro fora do sector petrolífero, baixa oferta de bens e serviços, fraca diversificação económica orientada para exportações, e a alta pressão da dívida pública, que consome 100% das receitas fiscais.
“O Standard Bank quer ser parte da solução, contribuindo para uma economia mais diversificada, resiliente e sustentável”, concluiu Luís Teles.