Luís Teles, CEO do SBA, disse ontem em Luanda, que o banco alcançou 264 clientes do sector petrolífero. O responsável justificou este número pelo grande investimento que tem feito no sector petrolífero e na sua cadeia de valor.
Durante o evento de lançamento e apresentação da proposta de valor do sector de Oil & Gas para Pequenas e Médias Empresas (PME), Grandes Empresas e Particulares, realizado ontem ao final da tarde, em Luanda, Luís Teles defendeu que o sector petrolífero, ao representar 90% das exportações e cerca de 60% das receitas fiscais, de acordo com dados da AGT, “é uma importantíssima fonte de financiamento para a diversificação económica, pois permite ao Estado investir esses recursos na transformação da economia”.
“É um sector em que é necessário continuar a investir, particularmente no conteúdo local. Temos assistido ao excelente trabalho feito pelos reguladores, operadores e associações do sector, que contribuem activamente não apenas na atracção de investimento estrangeiro para Angola, mas também como exemplo de melhores práticas internacionais, investimento sério e continuado na capacitação de colaboradores e ainda com um nível de exigência profissional e desempenho operacional que eleva o país”, destacou o CEO do SBA.
No evento foram apresentadas as soluções transaccionais e os produtos de crédito e de transacção para clientes corporativos e particulares. No caso das empresas, além dos produtos já existentes, o Banco lançou os novos produtos de trade, como desconto de factura, financiamento de contratos e pagamentos de facturas, para as empresas prestadoras de serviço para o sector Oil&Gas.
A proposta de valor do SBA para o sector Oil&Gas é transversal às três áreas de negócio, isto é, Pequenas e Médias Empresas, Grandes Empresas e Particulares, já que os colaboradores das empresas podem também usufruir de benefícios e produtos específicos.