A empresa pública responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola (Sodiam) vai leiloar, a partir de Junho próximo, diamantes em bruto, avaliados entre 27 e 30 milhões de dólares.
Em comunicado, a empresa revelou que a venda dos respectivos diamantes incluirá uma selecção de pedras especiais excepcionais das minas do Catoca, Luele, Lulo e Uari.
Recorde-se que, em 2020, a Sodiam vendeu mais de 7,7 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 1,01 mil milhões de dólares, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.
A SODIAM EP – Angolan National Diamond Trading Company, é uma empresa estatal responsável pelo controlo e fiscalização da compra, venda e exportação e importação de diamantes em Angola.
Em estreita cooperação institucional com as demais entidades relevantes da indústria diamantífera angolana, a SODIAM EP desempenha as funções de organismo de comércio público, gerente de reservas estratégicas do estado, comprador e revendedor de 15 a 20% da cota de produção autorizadac, comprador e revendedor de diamantes em bruto de produção em pequena escala.
Redação POC Notícias