As Sociedades de microcréditos e cooperativas de crédito concederam cerca de 6 543,24 milhões Kz nos três primeiros meses do ano em curso, de acordo com o mais recente relatório bimestral da Estabilidade Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), a que a POC Notícias teve acesso.
Do total concedido, cerca de 85% destes créditos foram canalizados para o empreendedorismo, ao passo que o remanescente 15% foram destinados para o consumo.
Segundo o documento, a província de Luanda foi a maior beneficiária com 67,22% do total concedido, seguida pelas províncias da Huíla (8,7%), Benguela (8,2%), Huambo (4,9%) e Cabinda com 2,12%.
O relatório do BNA, com apenas seis páginas, refere que o processo de concessão de crédito de Janeiro a Março de 2024 teve um impacto esperado, “visto que a actividade de microcrédito pressupõe um atendimento eficaz às necessidades das famílias de baixa renda, gerando assim a potenciação do micro-empreendedorismo”.
Actualmente, existem 20 Sociedades de Microcrédito, duas Sociedades Cooperativas de Crédito e 11 Operadores de Microcrédito. Em termos geográficos, as sociedades de microcrédito agregam 65 agências, distribuídas em todo o território nacional, dando maior destaque para a capital Luanda com 26, Cabinda (6), Benguela (5), Huambo e Huíla (4).