Temas do interesse juvenil estarão agora disponíveis na mais nova plataforma apresentada neste sábado, na Casa de Juventude de Viana. SMS Jovem é plataforma que tem como objectivo disponibilizar temas como a saúde sexual reprodutiva, VIH e SIDA, Violência baseada no Género, COVID-19 e vai facilitar a participação dos jovens angolanos na vida pública do país.
O Ministério da Juventude e Deportos, disponibilizou desde sábado uma Plataforma de nome SMS Jovem. A iniciativa tem como objectivo facilitar a participação dos jovens angolanos na vida pública do país, através de um sistema que para além de dar informações fiáveis aos jovens, recolhe as suas opiniões sobre temas como educação, água, saneamento e higiene, desemprego juvenil, HIV/SIDA e surtos epidémicos.
O projecto SMS Jovem baseia-se na plataforma U-Report, projecto do Fundo das Nações Unidas Para a Infância que existe desde 2007. Na prática, os jovens inscritos enviarão, por mensagem de telemóvel, perguntas e dúvidas para o número gratuito 140 e receberão respostas fiáveis sobre as suas dúvidas.
O SMS Jovem permite receber por mensagem de telemóvel inquéritos ou perguntas directas sobre os temas que mais os afectam directamente. A compilação das respostas permitirá ao governo e a organizações da sociedade civil conhecer as opiniões e preocupações da juventude angolana, importantes para definir políticas para esta franja da sociedade.
“O lançamento do SMS Jovem não é uma acção isolada, porquanto constitui uma iniciativa integrada que engaja a participação de diversas instituições do Executivo, entre as quais, os departamentos ministeriais das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Saúde, da Educação da Acção Social, e da Família e Promoção da Mulher”, garantiu a Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto durante a sua intervenção no acto de lançamento da plataforma.
A implementação deste projecto vai abrir um canal de diálogo entre os jovens e o governo angolano, criando também espaços de participação pública. O objectivo é empoderar a juventude angolana e inclui-la na tomada de decisões e na arquitectura de políticas públicas que lhes concernem. Através de SMS Jovem, os participantes podem também consultar informação sobre temas sensíveis, como saúde reprodutiva ou violência familiar.
Para participar na plataforma SMS Jovem, os inscritos não precisam ter dados de internet ou telemóvel tipo smartphone, já que o meio de comunicação serão mensagens de telemóvel, gratuitas. Esta característica aumentará o raio de acção desta ferramenta, sobretudo nas áreas mais isoladas do país. Para inscrever, o adolescente ou jovem deverá enviar a palavra JUNTAR para o número gratuito 140 e seguir as instruções.
Criada em 2007, a plataforma U-Report está activa em 68 países e tem mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Em África, está presente no Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, na Nigéria e em Moçambique.