POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A UNITEL estendeu no mês de Dezembro de 2021, os serviços de voz e dados na tecnologia 4G em mais 9 localidades de 7 províncias de Angola, nomeadamente Sumbe, Cabala, Cacuso, Caluquembe, Camacupa e Andulo, Tomboco e Quinzau e Fucauma.
A operadora avança ainda que com a tecnologia 3G foi contemplada a localidade de Lombe na província de Malanje. “Os serviços 3G e 4G já disponíveis em 516 localidades, comunas e municípios do país, permitem a transmissão de voz e dados (navegação de sites, downloads e uso de aplicativos online com maior rapidez)”, lê-se num comunicado que o POC NOTÍCIAS teve acesso.
O documento refere ainda que o 4G cobre agora as capitais das 18 Províncias de Angola, e tem uma implantação de 28,7% nos municípios e acima de 12,8% nas Comunas.
Com mais de 14 mil quilómetros de Fibra Óptica dos quais cerca de 13 mil já em serviço, a UNITEL tem apostado no desenvolvimento tecnológico ao proporcionar uma rede capaz de suportar a transmissão de chamadas de voz e dados com qualidade, fiabilidade e velocidade de transmissão.
“No dia 30 de Dezembro, a UNITEL S.A. (Angola) e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) concluíram com sucesso, a primeira chamada de dados 5G em Angola utilizando um espectro de banda média alocado de 3,5 GHz”
A infraestrutura 5G utilizada foi suportada por tecnologias de Core e Acesso de rádio 5G Ericsson, para redes NSA (Non Stand Alone). Estas soluções vão permitir um rápido lançamento no mercado do 5G, aproveitando a infraestrutura de rede existente e se concentrar na banda larga móvel aprimorada para fornecer maior largura de banda de dados e conectividade confiável, nomeadamente à Internet.