POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR | Fonte: BNA
A Feira de Educação Financeira, promovida por ocasião da 5.ª Edição da Semana Global do Dinheiro, que decorreu sob o lema” Planifica os teus Gastos. Planta o teu Futuro”, de 27 de Março a 01 de Abril, na Baía de Luanda e nas Delegações Regionais, marcou o ponto alto da cerimónia de encerramento do evento.
Durante seis dias, em Luanda, Cabinda, Malanje, Huambo, Huíla, Benguela, Moxico, Uíge e Cuando-Cubango, foram ministradas 89 palestras de educação financeira, realizadas 23 campanhas de sensibilização, com a participação de bancos comerciais e prestadores de serviços de pagamentos móveis, tendo sido abertas 2.673 contas, sendo 1.253 contas bankita, 65 contas simplificadas e 1.355 contas convencionais e foram atribuídos 1.542 cartões de débito e 3 TPAs.
A Semana Global do Dinheiro, internacionalmente conhecida por Global Money Week, por iniciativa da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE), congregou mais de 14 000 pessoas em todo o país, sob a coordenação do Banco Nacional de Angola, em parceria com a Comissão do Mercado de Capitais (CMC), a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e a Administração Geral Tributária (AGT).
Para além dos organismos de supervisão e fiscalização, o evento contou, igualmente, com a participação activa de outros actores sociais, nomeadamente a Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), a ENSA, a Unitel Money, o Banco Millennium Atlântico, com o serviço Agiliza, o Banco Angolano de Investimentos , com o E-Kwanza, o Banco de Negócios Internacional, com o GUITA, o BCA, o BFA, o BPC, o BIC e o SOL, que apresentaram produtos e serviços financeiros inovadores, com enfase para os serviços de pagamentos digitais, que contribuem para a promoção da inclusão financeira e o fomento da transição digital.
No âmbito da sua institucionalização universal pela Child and Youth Finance, actualmente sob a égide da OCDE, desde 2012, a Semana Global do Dinheiro tem representado uma oportunidade concedida aos organismos de supervisão e fiscalização, operadores do sistema financeiro, estudantes, professores, consumidores, bem como ao público em geral, para a partilha de conhecimentos e promoção de momentos de reflexão, de forma didáctica e lúdica, através de jogos e redações sobre temáticas relativas à educação e inclusão financeira.
Importa referir que, o lema escolhido para 2023 reafirma o compromisso das nações em prol da promoção da educação financeira nas suas respectivas comunidades, o que permitiu intensificar a criatividade, visando propiciar um cenário no qual o Banco Nacional Angola e seus parceiros transformaram o evento num espaço de construção de sinergias entre reguladores, provedores, utilizadores e consumidores de produtos e serviços financeiros.
Fonte: BNA