Dados oficiais da “Global Money Week” apontam que desde 2012, a iniciativa mudou a vida de 53 milhões de crianças e jovens em todo mundo, com o apoio de mais de 16 mil organizações em 176 países.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A administradora executiva do Banco Nacional de Angola, Beatriz dos Santos, destacou, na província de Malanje, durante a abertura da ‘Semana Global do Dinheiro’, a importância da construção da resiliência financeira, bem como da educação e inclusão financeira para manutenção do bem-estar socioeconómico e financeiro das famílias, de modo particular, e da solidez do sistema financeiro, de forma geral.
De acordo com dados oficiais da “Global Money Week”, desde 2012, a iniciativa mudou a vida de 53 milhões de crianças e jovens em todo mundo, com o apoio de mais de 16 mil organizações em 176 países.
Este é o quarto ano que Angola celebra a “Semana Global do Dinheiro”, dinamizada pelo BNA, sendo que em 2019, participaram directamente mais de 15 mil crianças e jovens e indirectamente 15 milhões de pessoas.
Reservada a alunos do primeiro e segundo ciclos da província de Malanje, coube ao Vice-governador para o Sector Político e Económico, Domingos Eduardo, inaugurar o espaço de actividades da “Semana Global do Dinheiro”, que, nesta edição, foi realizada sob a observância rigorosa das medidas de biossegurança, estabelecidas pelas autoridades sanitárias devido as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.
Durante o evento, para além das actividades profissionais e lúdicas, os estudantes aprenderam métodos para gerir as suas finanças pessoais, regras para elaboração do orçamento familiar, importância da abertura de contas bancárias e, igualmente, como fazer poupança com o dinheiro que recebem dos pais e encarregados de educação.
Recorde-se que a “Child & Youth Finance International” (CYFI), organização sem fins lucrativos (ONG), sediada em Amesterdão – Países Baixos, coordena este grande movimento de sensibilização mundial para a importância da formação e inclusão financeira dos jovens “Global Money Week”.