O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de 25 milhões de dólares às Seicheles para implementar a primeira fase do Programa de Apoio à Resiliência Económica e à Recuperação Verde, destinado à gestão da governação económica em todo o arquipélago.
A operação, a primeira de uma série de programas previstos para 2024, 2025 e 2026, apoiará os esforços das autoridades das Seicheles para melhorar as receitas fiscais e reforçar a governação no sector público, incluindo a eficiência das despesas públicas e a prestação de serviços públicos como vias fundamentais para fazer avançar as reformas da governação e da gestão económica. O imposto desempenhará um papel importante nos esforços de mobilização fiscal do país e fornecerá fundos para o investimento em projetos de economia circular.
O programa apoiará os actuais esforços do Ministério do Investimento, do Empreendedorismo e da Indústria das Seicheles para promover a diversificação e a transformação económicas nos sectores-chave da pesca e do turismo. Estas iniciativas incluem a revisão dos quadros legislativos relevantes para promover o crescimento do sector privado, apoiando a política industrial recentemente aprovada.
O programa também ajudará as autoridades das Seicheles a aprofundar as reformas que promovem a resiliência ambiental e climática, apoiando os esforços do governo para integrar a adaptação e a mitigação das alterações climáticas na Estratégia Nacional de Desenvolvimento para 2024-2028.