POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Valdimiro Diogo | Foto: DR
O Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, disse na abertura do XII Fórum Economia e Finanças, que no âmbito dos diversos avisos publicados pelo BNA, foram disponibilizados, de Abril até ao mês de Outubro de 2023, mais de 1 bilhão de Kwanzas em projectos de créditos contratualizados pela banca comercial.
___________________________________
O valor disponibilizado, segundo o Governador do BNA, corresponde a 16,33% da carteira global do crédito bancário e 78% da carteira de crédito alocada para o sector real da economia, com destaque para os sectores da indústria transformadora, sobretudo, da agricultura, produção animal, caça, floresta e pescas.
De acordo com o Governado do BNA, “as últimas crises do sector financeiro demostraram, claramente, que a diversificação económica é o caminho a seguir para se construir uma economia equilibrada e sustentável. A diversificação económica envolve o alavancar dos outros sectores de actividade que carecem de financiamento do sistema financeiro”.
“É indiscutível que um sector financeiro robusto, com bancos sólidos, regulamentação financeira adequada e acesso ao financiamento para as pequenas e médias empresas são aliados de sucesso da implementação de processos de diversificação”
O Presidente da Direcção da ABANC, Mário Nascimento, referiu que a instituição que dirige tem sido um parceiro relevante do Estado na implementação de políticas económicas que têm permitido contribuir para o desenvolvimento económico de Angola. “A ABANC tem procurado fortalecer o sector bancário como um todo, buscando soluções conjuntas para os desafios que a Associação enfrenta”, acrescentou.
O XII Fórum Económico e Finanças foi realizado no dia 5 de Dezembro, pela Associação Angolana de Bancos (ABANC) – entidade que representa o sector bancário em Angola, trabalhando activamente para fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento económico do país. Recorde-se que a ABANC tem actualmente 25 associados e assume um papel pró-activo na promoção da excelência e qualidade no sector bancário.