Este evento tem como objectivo apresentar o conceito de OECMs (Outras Medidas Efectivas de Conservação baseadas na Área), explorar o contexto e as prioridades nacionais, identificar potenciais áreas para a sua implementação e definir os próximos passos para a sua concretização em Angola.
A Fundação Lisima e a The Nature Conservancy promovem, nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2024, o Primeiro Workshop de Diálogo Nacional sobre OECMs, em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
A UICN e a Fundação Lisima estabeleceram um acordo para apoiar o Ministério do Ambiente (MINAMB) e o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) na facilitação de um Diálogo Nacional sobre as OECMs. Este processo é também apoiado pela The Nature Conservancy (TNC).
O Diálogo Nacional vai possibilitar que se desenvolva um quadro e um roteiro nacional das OECMs que permitam ao governo identificar, avaliar, reforçar e comunicar potenciais OECMs como parte dos seus relatórios NBSAP e da Meta 3 do Quadro Global da Biodiversidade.
Para construir as bases deste Diálogo Nacional foram iniciados em Agosto vários encontros cujo objectivo era apresentar o conceito e abordagem das OECMs, debater a forma de como as OECMs se alinham com as prioridades nacionais e identificar partes interessadas neste processo.
Participarão neste workshop técnicos da Fundação Lisima, da TNC e da UICN, instituições governamentais, organizações da sociedade civil, academia e sector privado e servirá para identificar colectivamente oportunidades e prioridades nacionais. No workshop será feita uma apresentação sobre os pontos de entrada na legislação para as OECMs, a aplicação da ferramenta para identificação e avaliação de OECMs em Angola assim como a partilha de experiências de processos semelhantes que estão a ser implementados em outros países africanos.
As OECMs são áreas geograficamente definidas que, embora não sejam classificadas como áreas protegidas tradicionais, são geridas de forma a alcançar resultados positivos e sustentáveis para a conservação da biodiversidade. Este conceito inovador permite que áreas não designadas oficialmente como protegidas também contribuam para a proteção dos ecossistemas, fortalecendo os esforços globais de conservação.
Fundada em 1948, a União Internacional para a Conservação da Natureza é uma organização civil dedicada à conservação da natureza. A UICN trabalha globalmente para influenciar, encorajar e ajudar sociedades a conservar a integridade e a diversidade da natureza, além de assegurar que qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável.
Recorde-se que a Fundação Lisima é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2024 que se dedica à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola. O nome de Fundação Lisima é em homenagem à expressão luchaze, Lisima lya Mwono que significa “Fonte da Vida”. A Fundação Lisima é o resultado de quase uma década de exploração e aprendizado no coração do território dos Luchaze no Moxico, das suas míticas paisagens, segredos e conhecimentos milenares das suas pessoas.
A Paisagem de Lisima, inclui a Torre de Água das Terras Altas de Angola, e liga as nascentes e lagoas de quatro grandes rios de Angola com o Delta do Okavango (Botsuana) e o rio Zambeze (Angola). Toda esta área armazena grandes quantidades de água doce que flui centenas de quilómetros, alimentando ecossistemas em algumas das regiões mais áridas do sul de África.
Somos uma plataforma para se perceber ainda melhor este tesouro natural de Angola, África e do mundo. E ainda mais importante, através dela, continuar a advogar pelas vozes dos seus guardiões, promovendo e percebendo que a melhor de conservação é aquela que inclui as pessoas e a sua história. A Fundação Lisima está comprometida em garantir o futuro da paisagem de Lisima de uma maneira que proteja sua integridade ecológica e, ao mesmo tempo, contribua para o desenvolvimento económico da região.