POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi A. Adesina, disse no seu discurso de abertura do 50.º aniversário do Banco Islâmico de Desenvolvimento, que o novo objectivo financeiro anual para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável é de 4 biliões de dólares. O Banco Africano de Desenvolvimento pretende angariar 25 mil milhões de dólares para a adaptação ao clima até 2025”.
__________________
Falando nas celebrações do 50º aniversário do Banco Islâmico de Desenvolvimento, em Riade, Adesina destacou o crescente défice financeiro anual de 4 biliões de dólares, uma lacuna que ameaça descarrilar os esforços para alcançar os ODS até 2030 e sublinhou a necessidade crítica de aumentar significativamente o financiamento para cumprir os ODS.
O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento afirmou que o actual défice anual de 4 biliões de dólares, acima dos 2,5 biliões de dólares em 2015, foi impulsionado pelas recentes pressões económicas globais e pelos impactos persistentes da pandemia de Covid-19. Detalhou o papel fundamental dos bancos multilaterais de desenvolvimento na resposta a estas necessidades através de uma maior colaboração e de soluções financeiras inovadoras.
Para presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, as alterações climáticas é o desafio mais significativo para alcançar os ODS, detalhando a devastação que trazem às economias através de secas, inundações e ciclones. “África é a região mais afetada do mundo, mas é a que menos recebe financiamento para as alterações climáticas. África precisará de 277 mil milhões de dólares por ano para fazer face às alterações climáticas, mas recebe apenas 30 mil milhões de dólares por ano”, disse o responsável.
Adesina garantiu que o Banco Africano de Desenvolvimento, “estabeleceu o objectivo de angariar 25 mil milhões de dólares para a adaptação ao clima até 2025”.