O contrato do ICE Brent para entrega em Julho subiu $0,29/bbl (0,42%) e fechou em $68,57/bbl, enquanto o contrato de petróleo leve doce NYMEX WTI para entrega em Junho subiu $0,19/bbl (0,29%) e foi comercializado a $64,90/bbl.
Enquanto isso, para produtos refinados, o contrato NYMEX de Novembro RBOB foi negociado $2,81/gal (1,32%) acima do fecho anterior, e contrato NYMEX também para entrega em Novembro ULSD subiu $2,11/gal, representando um aumento de 1,06% em relação ao fecho anterior.
Este aumento nos preços é resultado do ataque cibernético ao Oleoduto Colonial, que levou a temores de escassez no fornecimento de combustível no país. O gasoduto colonial é a artéria primária para a gasolina e produtos refinados em grande parte da costa sul e leste. Fornece mais de 100 milhões de gal/d de combustível e óleo para aquecimento a essas regiões.
Embora a operação nas linhas menores entre terminais e pontos de entrega tenha sido retomada, as linhas principais permanecem desligadas, sem previsão de retomada das operações, sendo que o sistema estará operacional apenas quando for seguro fazê-lo e em total conformidade com a aprovação de todos os regulamentos federais.
Os EUA declararam estado de emergência após o ataque, colocando várias limitações nos transportes rodoviários à base de combustíveis, de modo a conter os temores de uma possível escassez no abastecimento. A grande incógnita recai para o tempo que irá durar a interrupção no fornecimento de combustíveis. Quanto mais tempo durar, mais altos serão os preços dos produtos refinados.
Fonte: PetroAngola