POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O litro de gasolina passou de 160 para 300 Kwanzas, e o mesmo deverá evoluir progressivamente, até chegar ao preço de mercado fixado em 500 Kwanzas.
De acordo com o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, as medidas adoptadas pelo Executivo visam organizar a economia, aumentar os investimentos e poupar recursos.
Segundo o chefe da equipa económica do Executivo de João Lourenço, em 2022, o gasto com os combustíveis foi de 1,98 bilião de Kwanzas, equivalentes a 3,8 mil milhões dólares americanos.
A quantia gasta para a aquisição de combustíveis, segundo o governante, representou 92% das despesas do Estado no exercício económico passado, ultrapassando assim os gastos feitos com a saúde e educação.
Para atenuar o impacto destas mudanças na vida das empresas, famílias e dos trabalhadores, o Governo adoptou também medidas de mitigação. A gasolina vai continuar a ser vendida a 160 Kwanzas para os taxistas, moto-taxistas, operadores do sector produtivo, de pesca artesanal e da agricultura.