Cerca de 500 mil dólares, parte de uma verba destinada ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), vai ser investido num projecto de investigação de recursos naturais e vida selvagem denominado Kupolola.
Com este investimento, o objectivo é de conservar e proteger a biodiversidade e os ecossistemas locais, com grande destaque para as espécies em vias de extinção.
Apesar deste valor disponível, o Governo Provincial do Cuando Cubango pretende ainda obter financiamentos de doadores nacionais e internacionais, de formas a impulsionar o ecoturismo e consequentemente o desenvolvimento e preservação do produto turístico local.
Inserido no Plano de Desenvolvimento Provincial (KK 2050), o Kupolola, que traduzido de Nganguela para português significa investigar, conta com o apoio de especialistas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto em Portugal, bem como, da Universidade Cuito Cuanavale, do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM), das escolas do ensino médio da província e do Gabinete Provincial do Ambiente.
O Centro de Investigação de Recursos Naturais e Vida Selvagem vai funcionar, nas instalações do Centro Agro – Ecológico do Bimbi, localizado a 60 quilómetros da cidade de Menongue, vai gerar 50 postos de trabalho. Os trabalhos desenvolvidos estarão virados em expedições nos rios e nos trabalhos de campo, em todo o território do Cuando Cubango, que certamente vão ajudar a identificar e encontrar espécies de animais e plantas que se encontram em vias de extinção e que precisam de melhor protecção.
Redação POC Notícias