A nova sede do Arquivo Nacional de Angola – ANA, custou aos cofres do Estado 97 milhões de dólares e necessita segundo o Presidente da República de um orçamento que venha do OGE.
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou hoje, em Luanda a nova sede do Arquivo Nacional de Angola. Segundo o PR é necessário a criação de um fundo para manutenção da nova sede do Arquivo Nacional de Angola (ANA).
Orçado em 97 milhões de dólares, a nova estrutura necessita de um orçamento, “quer venha do OGE, quer de outras receitas”, disse o titular do poder executivo.
O Arquivo Nacional de Angola tem capacidade de recolher, seleccionar, desinfectar e conservar os documentos, as revistas, os livros, os mapas e as peças de arte com uma garantia maior de longevidade.
João Lourenço considerou um ganho para os estudantes, estudiosos e pesquisadores de vários ramos da ciência, sobretudo da cultura e da história, “que têm um espaço com óptimas condições para trabalharem”.
A nova estrutura, localizada na Camama, começou a ser erguida em 2008, numa área de quatro hectares, tendo 30 mil 540 metros quadrados de espaço construído.
Por: Domingos Macedo