POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Ana Atalmira | Foto: DR
_______________________________
O canal interbancário Multicaixa Express, tem vindo a cimentar a sua popularidade com um crescimento na ordem dos 13,7% em 2022, em termos de número de transacções, segundo o estudo Banca em Análise da Deloitte, apresentado hoje, 19 de Julho, em Luanda.
Em termos de montantes movimentados por este canal, o mesmo já movimenta um valor superior ao montante transaccionado em TPAs, com um crescimento de 16,7% face a 2021, que se trata de um facto assinável.
A edição deste ano do Estudo evidencia o crescimento muito sólido de vários indicadores associados a esta temática, em particular ao nível da utilização de terminais de pagamentos automáticos (TPA), que registou uma variação positiva próxima de 21% em 2022 e do número de Cartões Multicaixa Emitidos, que registou um aumento de 13% em 2022.
No que se refere à utilização das Caixas Automáticas, esta apresenta igualmente uma variação positiva em 2021, cerca de 11%, acima da variação registada em 2021 (+6%), que demonstra uma recuperação face à redução verificada no período pandémico.
De acordo com os dados disponibilizados pelo BNA, foi verificado um aumento de 4,2 pontos percentuais no Rácio de Fundos Próprios Regulamentares (ou Rácio de Solvabilidade) face a 2022, equivalendo a 28,4%, mantendo-se deste modo acima do valor mínimo regulamentar com uma margem de segurança, o que demonstra a resiliência do sector. Esta melhoria deste rácio resultou igualmente do aumento dos capitais sociais de alguns bancos, com destaque para o BPC, BCGA, BDA, BCI e BNI, reflectindo um impacto positivo sobre os fundos próprios regulamentares.