POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: Cedidas
Lisboa – O Ministério dos Transportes integra em Lisboa, de 11 e 12 de Outubro, no 24º Congresso de Logística subordinado ao tema “Cadeias de Abastecimento: As Tendências Futuras”. O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Logística.
A comitiva angolana que representa o Ministério dos Transportes é constituída pelas agências reguladoras; Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), e pelos Portos de Luanda, Lobito, Cabinda, Namibe, Soyo e Amboim.
Durante dois dias, o fórum está aberto para os profissionais da logística, representantes das mais diversas áreas de atividade que analisam as perspetivas futuras de diferentes sectores de atividade e de que forma os Operadores Logísticos podem dar resposta aos desafios do mercado, a crescente relevância da Cibersegurança na Supply Chain, as formas de atracção e retenção do capital humano, as tendências mais recentes do retalho alimentar e não alimentar, os desenvolvimentos mais recentes das infraestuturas. Pela primeira vez o congresso traz uma abordagem especifica às Start-Up´s e seu Contributo para a inovação e eficiencia na Supply Chain.
O sector da Logística, tal como tantos outros sectores, encontram-se num processo de profunda mudança e adaptação, consequência da crise pandémica ainda por estabilizar a que se acrescentou a guerra na Europa com as suas ondas de choque provocando crises e disrupções em quase todas as cadeias de valor e respetivas cadeias de abastecimento.
Neste contexto de desafio e urgência, o programa deste 24º Congresso de Logística identificando as tendências que marcarão os próximos tempos e para cada uma delas elencando potenciais processos, intervenientes, competências e tecnologia.
A Logística e as cadeias de abastecimento, empresas e seus profissionais, são chamados não só a fazer frente a esta situação de disrupção, procurando soluções no imediato, mas também e por maioria de razão, a identificar as tendências e os temas a enfrentar no futuro.
O Congresso contempla sessões plenárias de teor estratégico e conceptual, painéis de debates, sessões paralelas de cariz técnico e prático, acções de demonstração de boas práticas logísticas e promoção de networking e de relacionamento estratégico.
A qualidade das intervenções, a experiência dos oradores e a relevância dos temas criteriosamente selecionados, proporcionam a toda a comunidade logística uma oportunidade ímpar de partilha de conhecimentos, reforçando o compromisso da APLOG em aumentar o nível do conhecimento Logístico em Portugal.