POC NOTÍCIAS: Ana Atalmira | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Empresa tem desde o início das suas operações o foco na formação dos colaboradores sobre procedimentos e a sua capacitação para trabalharem em segurança tem sido contínuo.
No âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a Inspecção Geral do Trabalho (IGT), na província de Malanje, organizou esta quinta-feira, 28 de Abril, um workshop sobre a prevenção e tratamento de acidentes e doenças profissionais.
Com o tema “Agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde”, o evento serviu também para distinguir algumas empresas que se têm empenhado em garantir a segurança e a saúde dos seus colaboradores durante o período de trabalho.
A Biocom – Companhia de Bioenergia de Angola, empresa que produz e comercializa açúcar, etanol e energia eléctrica limpa e renovável, a partir da cana-de-açúcar e da sua biomassa, foi uma das empresas homenageadas pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT) em Malanje, pelo forte investimento em boas práticas empresariais e pela preocupação com os pilares da sustentabilidade ambiental, do bem-estar e desenvolvimento social, e da governança (ESG).
Fernanda Andrade, Directora de Operações da Biocom, considera positivo a empresa ter sido reconhecida pela Inspeção Geral do Trabalho, porque desde o início das suas operações o foco na formação dos colaboradores sobre procedimentos e a sua capacitação para trabalharem em segurança tem sido contínuo.
“Consequentemente, entre 2021 e 2022, a Biocom não registou quaisquer acidentes de trabalho que tenham causado danos físicos ou outros. Apenas alguns acidentes materiais, que não envolveram colaboradores. E, felizmente, há muitos anos que nas nossas instalações não se regista nenhum acidente mortal”, enfatiza esta responsável.
Instalada no Polo Agroindustrial de Capanda (PAC), na província de Malanje, Município de Cacuso, numa área superior a 81 mil hectares, dos quais 70 mil são cultiváveis e 11 mil se destinam à existência de áreas de preservação permanente da vegetação, a BIOCOM tem uma capacidade instalada para produzir 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar numa área de 38 mil hectares, 250 mil toneladas de açúcar cristal branco, 37 mil metros cúbicos de álcool neutro e para fornecer ao país um adicional de 136 mil Megawatts de energia eléctrica limpa e renovável.
No início deste ano, a empresa deu início à contratação de mais 700 novos trabalhadores para contar com uma força de trabalho de 3.700 trabalhadores directos e de 34 mil indirectos. Dos empregos directos, 97% são ocupados por trabalhadores angolanos e 85 % são recrutados na Província de Malanje.