A capital do país terá até Dezembro deste ano 650 novos autocarros, segundo o ministro dos Transportes, Ricardo Veigas D´Abreu.
Luanda poderá registar em Dezembro a entrada em circulação de 650 novos autocarros. A meta para Luanda, segundo o ministro dos Transportes, Ricardo Veigas D´Abreu, é chegar aos 900 autocarros até o ano 2022, no âmbito da expansão da frota de transportes públicos urbanos.
O ministro que falava durante a cerimónia de entrega de 71 novos autocarros ao Governo da Província de Luanda, referiu que até à data, já foram entregues aproximadamente 500 autocarros em Luanda.
Ana Paula de Carvalho, governadora de Luanda, afirmou que os novos meios vão melhorar a mobilidade e reduzir as enchentes nas paragens, tendo apontado os municípios de Luanda, Cacuaco e Viana como sendo os prioritários.
Recorde-se que cinco empresas estão autorizadas a operar a rede de transportes colectivos urbanos (Tcul, Macon, Tura, Angoaustral e SGO). Até 2019, Luanda tinha apenas 213 autocarros a servirem a rede de transportes colectivos urbanos em 54 rotas, quando estudos já apontavam a necessida-de de 1.800 veículos desses para 105 rotas, de acordo com números apresentados em Fevereiro de 2019 pelo director do Gabinete Provincial dos Transportes Trânsito e Mobilidade Urbana.
Redação POC Notícias