Os 103 cidadãos que foram detidos neste sábado, na sequência de uma manifestação, realizada em Luanda, serão julgados hoje. Os manifestantes alegam que a manifestação foi unicamente realizada para mostrar o descontentamento de muitos angolanos pela não indicação de uma data para as eleições autárquicas, falta de emprego e exigirem melhores condições sociais.
A manifestação ficou marcada pela intervenção da polícia, que resultou numa morte, seis feridos, barreiras nas estradas e queima de pneus. De acordo com o Secretário de Estado do Interior, Salvador Rodrigues, que falou ontem à Televisão Pública, as forças policiais saíram à rua apenas para garantir a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
Para os manifestantes, a polícia nacional teve um comportamento criminoso e que viola o direito de manifestação dos cidadãos. “É lamentável que a nossa polícia não esteja do nosso lado e continua a comer crimes sempre que os cidadãos tentam protestar contra essa governação. O povo já não vai permitir que os governantes continuem a abusar do poder”, acrescentaram os manifestantes.